Festival de teatro terá peças gratuitas em Nova Iguaçu

Programação do 'EncontrArte' ocupa o Sesc e o Teatro Sylvio Monteiro

Por O Dia

Rio - O Festival 'EncontrArte Encontro de Artes Cênicas na Baixada' traz uma série de encenações gratuitas para o Sesc Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, até o dia 8 deste mês. Além das peças de companhias do Rio e de São Paulo, o evento promove um debate sobre a economia criativa na produção teatral. Haverá atrações também no Teatro Sylvio Monteiro.

Hoje, às 19h30, o Grupo Raíz apresenta o espetáculo 'Em um lugar chamado lugar nenhum'. Escrita por Agatha Duarte, a peça se passa em um vilarejo do Nordeste que, em 1950, tem as relações entre os moradores modificadas com a chegada tardia do rádio. Tudo se transforma, inclusive a história de amor dos protagonistas da peça.

Teatro de bonecos infanto-juvenil é a atração de amanhã%2C no SescDivulgação

O público infanto-juvenil é contemplado amanhã, às 16h, com a encenação de 'As pelejas de Severino em busca do boi Suvaco'. O teatro de bonecos narra, a partir de elementos da literatura de cordel, as aventuras do vaqueiro Severino Lombo Cansado, que entra nas terras do temido Capitão João Redondo em busca de um boi perdido.

Na segunda-feira, entre 9h e 12h, o festival prossegue com o seminário 'A força criativa e econômica da cultura na periferia'. O encontro será no Teatro Sylvio Monteiro, no Centro de Nova Iguaçu, e vai reunir artistas e coletivos em torno do debate sobre a economia criativa nas artes cênicas, especialmente em áreas periféricas, como a Baixada.

No dia seguinte, a Cia Quatro Manos, de Maricá, apresenta, no Sesc Nova Iguaçu, a peça 'Contos do mar', às 10h. No espetáculo, os autores Flávio Souza e Marcos Camelo constroem uma grande narrativa a partir de contos e fábulas de vários países. Em todas elas há algo em comum: histórias relacionadas ao mar.

Ainda na terça, haverá oficina com o diretor Daniel Herz, da companhia Atores de Laura. Entre 14h e 18h, Herz ensina aos participantes técnicas e exercícios de interpretação, no Sesc Nova Iguaçu. No mesmo dia, às 15h, no Teatro Sylvio Monteiro, a atração é a peça 'O blá-blá-blá', da Conchas Produções Artísticas Ltda. Nos dias seguintes, haverá mais 11 peças. Programação em encontrarte.com.br.

Últimas de _legado_Projeto Transformação