Sesc tem oficinas, sessões de filmes e debates sobre a crítica de cinema

Programação acontece nas unidades de Ramos, Niterói, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Madureira e Engenho de Dentro

Por O Dia

Carlos Mattos dá oficina sobre crítica de cinema neste fim de semanaDivulgação

Rio - A Mostra Crítica & Cinema, com debates e oficinas sobre crítica cinematográfica, se encerra neste fim de semana, nas unidades do Sesc em Ramos, Niterói, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Madureira e Engenho de Dentro. A programação inclui exibição de filmes que se relacionam com o tema, com debates após algumas sessões. Os eventos da Mostra Crítica & Cinema, concebida pelo Sesc RJ em parceria com a Boulevard Filmes, têm entrada franca.

Hoje, no Sesc São João de Meriti, a jornalista e crítica de cinema Neusa Barbosa ministra masterclass, entre 14h e 18h. A oficina se repete amanhã, no mesmo horário, em Engenho de Dentro. Ainda no sábado, é a vez de Carlos Alberto Mattos, crítico e pesquisador, dar aula na unidade de Nova Iguaçu, entre 14h e 18h. No domingo, a oficina de Mattos será em Madureira, das 11h às 15h.

Nas oficinas de Crítica Cinematográfica, Neusa Barbosa e Carlos Alberto Mattos partem de trechos de filmes e referências teóricas para apresentar os preceitos e procedimentos que sustentam as análises, além de compartilharem experiências pessoais como críticos de cinema. Durante as aulas, os participantes são levados a refletir sobre a linguagem audiovisual, para desenvolver olhar crítico e ampliar a capacidade de se relacionar com a produção cinematográfica.

Os filmes exibidos na mostra terão sessões neste fim de semana em todas as unidades que recebem o evento. Hoje, às 16h, no Sesc Engenho de Dentro, a atração é o filme 'Acima das Nuvens', uma coprodução entre França, Suíça e Alemanha. No filme do diretor Olivier Assayas, uma atriz é requisitada para atuar na remontagem da peça que a tornou famosa 20 anos atrás. Maria Enders, porém, é escalada para um papel diferente, e se confronta com a artista escalada para seu papel original. Nela, encontra um reflexo inquietante de si própria. O filme ainda terá sessões amanhã, às 15h, no Sesc Niterói, e no domingo, às 15h30, no Sesc Ramos.

O fim de semana também terá sessões dos filmes 'Crítico', de Kleber Mendonça Filho, 'No Meu Lugar', de Eduardo Valente, 'TOC Transtornada Obsessiva Compulsiva', de Paulinho Caruso e Teo Poppovic, 'A Vida dos Peixes', de Matías Bize, e 'La Vida Útil: Um Conto de Cinema', de Federico Veiroj. Após a exibição dos três últimos títulos, haverá debate com especialistas nas unidades do Sesc RJ em São João de Meriti, Engenho de Dentro e Madureira.

Os encontros, sempre com mediação do crítico Marcelo Muller, vão abordar a responsabilidade dos críticos cinematográficos na caracterização das obras. Programação completa em sescrio.org.br.

Serviço

SESC RAMOS. Rua Teixeira Franco 38 (2290-2557).

SESC NITERÓI. Rua Padre Anchieta 56, Centro (2719-9119).

SESC NOVAIGUAÇU. Rua Dom Adriano Hipólito 10, Moquetá (2797-3001).

SESC SÃO JOÃODE MERITI. Av. Automóvel Clube 66, Centro (2755-7070).

SESC MADUREIRA. Rua Ewbanck da Câmara 90. SESC ENGENHODE DENTRO. Av. Amaro Cavalcanti 1.661.

Últimas de _legado_Projeto Transformação