'Pagliacci' mostra trapalhadas de uma trupe para aprontar um roteiro dramático

Montagem é do Grupo LaMínima e traz como protagonista Canio, o chefe de uma tradicional trupe de palhaços

Por O Dia

Rio - Uma adaptação para um trecho da ópera 'I Pagliacci', de Ruggero Leoncavallo, está em cartaz no Sesc Ginástico, no Centro do Rio. A montagem é do Grupo LaMínima e traz como protagonista Canio, o chefe de uma tradicional trupe de palhaços, que tem a ambição de se tornar reconhecido e respeitado como artista de 'bom gosto' e produtor de espetáculos 'de nível'.

Para isso, Canio resolve abandonar os tradicionais números circenses de palhaçaria para conceber um requintado melodrama, uma peça que 'expusesse no palco as grandes emoções humanas'.

O espetáculo 'Pagliacci' é atração deste fim de semana no Sesc GinásticoDivulgação

Canio então designa a missão de escrever o texto da peça ao velho bufão da companhia, que decide compor um roteiro para retratar os próprios dilemas da trupe, expondo sua história, dramas, ciúmes, traição conjugal e vilanias.

Durante a estreia do espetáculo, fica evidente o fracasso da encenação do melodrama junto ao público, bem como a percepção de Canio de que ele está representando no palco a sua própria história. É quando o chefe da companhia se revela o palhaço de seu próprio melodrama.

O REI DO BREQUE

Espetáculo em homenagem a Moreira da Silva, ícone da música popular brasileira que fez do samba de breque a sua marca registrada, a peça 'Kid Morengueira Olha o Breque!' tem últimas apresentações neste fim de semana, no Sesc Tijuca. No palco, o ator Édio Nunes vive a malandragem de Moreira em cenas que misturam a biografia do cantor com a crônica da cidade que ele cantou em verso e prosa.

Últimas de _legado_Projeto Transformação