Por tiago.frederico
Publicado 14/02/2016 00:22 | Atualizado 14/02/2016 00:23
Moradores de rua ocupam a Praça da Cruz Vermelha%2C no Centro do RioEstefan Radovicz / Agência O Dia

Rio - Dois importantes espaços públicos do Rio vão ganhar nova roupagem até as Olimpíadas: as praças da Cruz Vermelha, no Centro, e Paris, na Glória. A revitalização faz parte do Comitê Praças Inteligentes. O objetivo principal é humanizar as áreas de lazer, equipando-as com tecnologia e recursos, através da cooperação entre os poderes público e privado. Prevê a recuperação de todas as praças importantes do município nos próximos anos.

O projeto é resultante de um convênio entre a Secretaria Municipal de Conservação, a Secretaria de Ciência e Tecnologia e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RJ). “Uma cidade cada vez mais inteligente cria espaços inteligentes e de integração social”, comenta Paulo Duarte, presidente do comitê e diretor-executivo da PD7 Technologies, que criou o projeto em parceria com o engenheiro eletricista Júlio Ribeiro.

O projeto Praças Inteligentes dará a possibilidade de uma pessoa acessar a internet do notebook, tablet ou celular, através de uma rede sem fio. O paisagismo e a vegetação valorizarão a história do bairro. A praça terá água potável, sistema de som e coleta seletiva de lixo. A ideia é manter carros da polícia e a instalação de câmeras, que serão monitoradas pelo Centro de Controle da Prefeitura.

ENERGIA SOLAR

De acordo com os idealizadores, a iluminação será toda em led, com alimentação fotovoltaica (sistema que converte a radiação solar em energia elétrica). Uma das grandes novidades será a instalação de telas digitais, por onde serão transmitidos jogos de futebol e filmes. “Temos como objetivo despertar o setor privado e liberar o setor público para outros investimentos”, argumenta Paulo Duarte. A intenção é que uma empresa assuma uma praça por um ano, mas subordinadas às duas secretarias que integram o comitê.

Parceria para reintegração de mendigos

A revitalização dos espaços públicos vem ganhando força. No Rio, diversas praças e parques foram repaginados e chamam atenção pela beleza e opções de lazer. O Parque Madureira, o Porto Maravilha e a Praça Tiradentes são exemplos.

“A ideia é oferecer acesso às novas tecnologias, mais atratividade, conectividade e inclusão digital, além de outras formas de lazer”, explica Duarte.

Segundo Duarte, a ideia é oferecer oportunidade nas empresas que assumirão as praças. “Faremos parcerias com igrejas e instituições que possam auxiliar na reintegração.”

A Praça da Cruz Vermelha, tem aspecto de abandono. “A praça cheira a fezes e urina. Há briga de mendigos e trombadinhas”, lamenta Maria de Nazareth Linhares, 67 anos, que mora em prédio em frente. “Tenho medo até de passar perto”, desabafa Jeferson da Silva, 48, vizinho dela.

Você pode gostar

Publicidade

Últimas notícias