PM prende traficantes do Rio que matariam rivais em Volta Redonda

Bandidos seriam das favelas do Muquiço e Vila Aliança e matariam traficantes que atuam no Morro da Conceição

Por O Dia

Rio - Policiais do 28º BPM (Volta Redonda) prenderam, na tarde desta quinta-feira, traficantes que planejavam matar rivais que atuam no Morro da Conceição, em Volta Redonda, no Norte do estado. Eles foram presos dentro de uma casa no bairro Ilha Parque e pelo menos oito deles vieram do Rio para realizar a chacina. Os criminosos tentaram oferecer dinheiro para a polícia para não irem presos.

Três dos criminosos estavam em um carro Gol e fugiram após verem os policiais, chegando a pular os telhados de várias casas do bairro. Eles foram localizados dentro de uma das residências, onde havia mais seis pessoas, entre eles dois menores de 16 e 17 anos.

Dinheiro oferecido aos policiais pelos traficantes para não serem presos. Eles planejavam matar rivais em comunidade de Volta RedondaDivulgação

O plano de execução de traficantes rivais foi confirmado quando os PMs encontraram mensagens trocadas pelo aplicativo WhatsApp do celular de Guilherme Santana, 18 anos. Nelas, os comparsas avisam que armas estavam escondidas na casa dos traficantes "Nei" e "Gordo" e que "o ataque ao Morro da Conceição não poderia passar de hoje (ontem)". As armas não foram encontradas. A polícia descobriu a presença dos traficantes na região e o planejamento da chacina após informação passada ao Disque-Denúncia.

Os criminosos disseram que pertencem a facção Terceiro Comando Puro (TCP) e seriam das comunidades de Vila Aliança e Muquiço, na Zona Oeste da cidade do Rio. O objetivo na cidade do Norte Fluminense era tomar o Morro da Conceição, hoje controlado pelo Comando Vermelho (CV). Os bandidos ofereceram R$ 10 mil para não ficarem presos. O comandante do 28º BPM acionou a 93ª DP (Volta Redonda) e no momento da entrega do dinheiro, feita por uma menor de 17 anos, essa também foi apreendida.

Guerra antiga entre TCP e CV

A guerra entre TCP e CV pelo controle do tráfico no Morro da Conquista é antiga. Até agosto do ano passado, a comunidade era controlada pelo Terceiro Comando Puro. Reportagem publicada pelo DIA mostra que na época os criminosos mudaram o nome de Morro da Conquista para Concapaz. 

“A todos os moradores ... quero deixar um lembrete: a partir de hoje a paz reinará, pois a facção Terceiro Comando Puro permanece no local para fazer a segurança de vocês. Qualquer pobrema (sic) procurar o nosso povo. Não há a necessidade de chamar a polícia, porque quem manda na comunidade é (sic) vocês, a gente só administra. Jesus é o dono do lugar. E a partir de hoje, eu batizo a nossa comunidade como Concapaz. O Morro da Conquista agora é Concapaz”, diz o suposto traficante, no áudio apreendido.

SAIBA MAIS: Bandidos se instalam e até mudam nome da comunidade

Morro da Conquista tem guerras constantes entre traficantes pelo controle da venda de drogasFabio Gonçalves / Agência O Dia


Últimas de Rio De Janeiro