Após nova vistoria, Ibama mantém Zoológico do Rio fechado

Fiscais detectaram, nesta quinta-feira, que as obras exigidas ainda não foram concluídas

Por O Dia

Rio - Depois de fazer uma nova vistoria, o Ibama decidiu manter o Zoológico do Rio fechado, nesta quinta-feira. Na fiscalização, os agentes detectaram que as obras exigidas para suspender o embargo à visitação ainda não foram concluídas. A inspeção do instituto estava prevista no Termo de Ajustamento de Conduta assinado entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC) e o Ministério Público Federal.

De acordo com o órgão, setores importantes do parque, como o extra, para onde vão os animais que não estão em exposição ou doentes, ainda não estão completamente prontos para serem utilizados. Outras áreas, como o corredor da fauna, onde ficam os cervos e as antas, estão com apenas metade da obra pronta, mas ainda pendente de melhorias importantes, como a recuperação dos tanques.

Após nova vistoria, Ibama mantém Zoológico do Rio fechadoEstefan Radovicz / Agência O Dia

Já a obra no viveirão das aves avançou, com o término da poda e o conserto da proteção da ponte, mas as telas e a cascata ainda estão em recuperação. O bloqueio visual no recinto dos elefantes, que vai permitir aos animais serem soltos ao mesmo tempo, também não está finalizado.

Segundo o Ibama, no núcleo de reprodução, os consertos ainda estão no início, assim como a ambientação natural dos recintos. Uma oficina foi montada para implantar o enriquecimento ambiental de forma sistemática no zoo, mas poucas áreas já receberam as melhorias. Uma das únicas foi a do lobo cinza.

O Ibama fará uma nova vistoria no zoológico quando a secretaria informar o término das obras emergenciais exigidas. Só depois disso o parque poderá ser reaberto.

Últimas de Rio De Janeiro