Reclamar Adianta: O poder da Internet

Consumidores podem recorrer às redes sociais para fazer reclamações contra empresas

Por O Dia

Rio - É fantástico o poder dos consumidores na era digital, especialmente com o avanço das redes sociais. Nada, nenhum órgão de defesa do consumidor do mundo é capaz de obter resultados tão imediatos na solução de conflitos, como através do uso da internet. Consumidores querem ser ouvidos mais do que nunca e a internet exerce um poder imenso sobre as empresas com uma simples postagem. Ao expor sua opinião, esta é multiplicada por milhares de outros consumidores. Isso pode fazer uma empresa rever decisões e mudar de ideia. O maior serviço de interesse público nesse segmento é o Em Defesa do Consumidor. com. br. E seus coordenadores afirmam que seu maior aliado é a internet. Portanto, consumidor, use e abuse desse meio!

ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Há três meses reclamo com a prefeitura sobre a iluminação pública precária na Rua Petrópolis. São várias lâmpadas queimadas. Uma escuridão total! José Duran Merindo, Trindade – São Gonçalo, Região Metropolitana.

Uma equipe do Departamento de Iluminação Pública irá ao local na próxima semana para tomar as providências cabíveis. Assessoria de Imprensa Prefeitura de São Gonçalo.

ASSISTÊNCIA TÉCNICA

Comprei um ventilador Mondial há seis meses. O produto parou de funcionar e como estava na garantia procurei uma assistência técnica. Não existe assistência técnica da Mondial na minha cidade! Márcio José Rodrigues, Cubango – Niterói.

A Mondial informou que entrou em contato com o consumidor e irá trocar o produto. Serviço de Atendimento ao Consumidor Mondial

QUEDAS DE ENERGIA

Desde o início do ano passado a minha rua vem sofrendo com oscilações de energia! Nós, moradores, temos procurado a Light constantemente para que a mesma solucione o problema, mas até agora, não houve resposta da empresa! Aliciete Farias – Ilha do Governador, Rio de Janeiro

Devido à localização geográfica a área fica mais exposta aos temporais com ventos fortes que trazem objetos de encontro à rede elétrica, provocando interrupções de energia. Até o fim da semana, a Light vai realizar nova verificação da rede local. Assessoria de Imprensa Light

Jornalista Alex CamposDivulgação

SEM LUZ

Sou moradora da Rua Ladeira do Castro e todos os dias ficamos sem luz. A situação se repete há dois meses. À noite somos obrigados a desligar os aparelhos para evitar danos elétricos. Cristiane de Assis Gonçalves, Santa Teresa, Rio de Janeiro.

A Light informa que está verificando o caso para adotar as providências necessárias com o intuito de melhorar o fornecimento de energia para a localidade. Assessoria de Imprensa Light

ALEX CAMPOS, jornalista, autor do livro ‘Faça as pazes com o dinheiro’: “Mais do que nunca, em tempos de crise, chique agora é gastar pouco... gastar somente o vital, o essencial, o imprescindível. É hora de segurar o dinheiro, reduzir despesas, cortar supérfluos, pagar, quitar e evitar dívidas."

DÚVIDAS FREQUENTES

Oswaldo Medeiros, advogado - Proprietário da empresa Oswaldo Medeiros Consultoria Jurídica e Imobiliária

Advogado Oswaldo MedeirosDivulgação

Se você já alugou um imóvel sabe quantas exigências são feitas para que se consiga fechar negócio. O advogado Oswaldo Medeiros vai nos ajudar a entender alguns aspectos da Lei do Inquilinato. “Nossa legislação é expressa em vedar mais de uma modalidade de garantia. Deve-se escolher entre: caução, fiança, seguro fiança locatícia ou cessão fiduciária de quotas de fundos de investimento”, informa. Em relação a melhor garantia para o locador, Oswaldo Medeiros ressalta que seria o cumprimento integral do contrato por parte do locatário, porém caso haja necessidade de lançar mão de garantias que seja a mais efetiva, como imóvel dado em garantia ou seguro fiança locatício. Para o locatário, fugindo do tradicional fiador, a modalidade de garantia mais favorável, quando aceita pelo locador, é a caução em dinheiro, de até três vezes o valor do aluguel e encargos da locação.

Coluna de Átila A. Nunes

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