Reclamar Adianta: O golpe do 'você ganhou' no setor de telefonia

Consumidores devem ter cuidado para não cair em golpes por meio de mensagens em aparelhos

Por O Dia

Rio - Depois da Internet, o setor recordista de golpes é o da telefonia. O desemprego e a recessão econômica levam as pessoas a acreditar em vantagens, promessas e sorteios. E aí, nessa hora, o golpista age. Frases como “você ganhou um carro e uma casa” fazem vítimas fáceis em golpes via telefone. A fragilidade emocional das pessoas que recebem mensagens via celular ou ligações contribui para que elas transfiram dados e informações, ou seja, elas vão respondendo perguntas que possibilitam o envolvimento no golpe. Outra modalidade comum é pedir um depósito de uma quantia em valor para conceder o falso prêmio. Como prevenir? Desconfiar sempre. Desconfiar de prêmios e sorteios dos quais não tenha participado. Desligue o telefone e ligue para a tal empresa. Ligue você. Jamais deposite dinheiro em contas de estranhos. E muito menos, forneça seus dados pessoais.

SEGURO FIANÇA

Gostaria de informações sobre o seguro fiança. Vou alugar um apartamento para o meu sogro morar e a administradora pediu esta garantia. Luiz Carlos Meirelles. Pechincha, Rio de Janeiro

O seguro fiança é uma das melhores formas de garantia tanto para o locador como para o locatário. É bem verdade que é o mais oneroso para o locatário, mas se ele não tem um fiador é uma boa solução. José Alfredo Lion - advogado

PAGO E NÃO USO

Peço ajuda para solucionar um problema junto à Sky que se arrasta desde 19 de novembro de 2015. Estou pagando por um serviço que não estou utilizando. Danilo Lobo, Vila Rosali - São João de Meriti. Região Metropolitana.

A Sky em contato com o leitor e esclareceu que, devido à falta do receptor HD Plus em estoque, a instalação ainda não foi realizada. Desta forma, solicitou ao setor técnico que verifique a possibilidade de localizar o equipamento para realizar a instalação no dia 8 de março. Devido ao transtorno causado, foi concedido crédito no valor de R$ 300 para abatimento na fatura. Atendimento ao Cliente SKY

CELULAR À PROVA D'ÁGUA

Tenho um celular Sony Z3 que a cada vez que entra em contato com a água morre afogado! No dia 21 de dezembro enviei o telefone para reparo e desde então estou sem o aparelho. Angélica Cristina Sampaio dos Santos, Brás de Pina, Rio de Janeiro

A Sony Mobile informa que a restituição do valor pago pelo aparelho está disponível em qualquer ‘agência do Banco do Brasil, via ordem de pagamento, a partir de 3 de março2016 com limite para retirada de 60 dias corridos. Somente o titular da Nota Fiscal poderá sacar o valor, comparecendo com documentos pessoais com foto. Assessoria de Imprensa Sony Mobile.

José Vignoli%2C educador financeiro SPC BrasilDivulgação

ALTERAR CADASTRO

Esqueci meu email e senha de cadastro no site Ponto Frio e gostaria de alterá-lo, pois não uso mais o e-mail que me cadastrei. Já mandei mensagens para eles e não tive retorno algum. Bruno Machado da Silva, São Caetano – Resende

O Ponto Frio informa que o cliente deverá solicitar a alteração da senha no site quando incluir o e-mail atual. Assessoria de Imprensa Ponto Frio

José Vignoli, educador financeiro SPC Brasil: “É fundamental controlar adequadamente o uso do cartão de crédito, uma vez que as altas taxas de juros envolvidas nesta modalidade podem rapidamente levar ao superendividamento”

DÚVIDAS FREQUENTES

Por Bruna Netto Henrique, advogada - Oswaldo Medeiros Consultoria Jurídica e Imobiliária

Enquanto o sonho da casa própria não se concretiza, a única opção é alugar um imóvel. Na hora de ler o contrato são tantas as dúvidas que muitos ficam inseguros sobre o que pode e o que não pode ser exigido no contrato de locação. A advogada Bruna Netto Henrique lembra que no contrato de locação deverá ser informado qual garantia o locatário dará ao locador para o cumprimento das obrigações previstas no contrato. “As modalidades de garantia previstas na lei de locação são a caução, a fiança, o seguro fiança locatício ou fundo de investimento. A lei de locações prevê a exigência de apenas uma modalidade, sendo vedada a exigência de mais de uma garantia no mesmo contrato de locação.” A advogada lembra que no contrato será prevista a aplicação de multa, por atraso no pagamento do aluguel, por rescisão contratual antes do término do contrato por parte do locatário ou por infração a qualquer das cláusulas previstas.

Bruna Netto Henrique%2C advogada - Oswaldo Medeiros Consultoria Jurídica e ImobiliáriaDivulgação

?Coluna de Átila A. Nunes

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