Parque Madureira é patrimônio cultural

Sancionada nesta quinta-feira, lei estadual proíbe mudanças ou reformas que mudem as características do local

Por O Dia

Rio - Além de ser uma das principais áreas de lazer da Zona Norte do Rio, com mais de 90 mil metros quadrados, o Parque Madureira agora é Patrimônio Histórico e Cultural do Estado. A Lei 7239, sancionada nesta quinta-feira pelo governador Luiz Fernando Pezão, estabeleceu que fica proibido qualquer tipo de alteração ou reformas que mudem as características culturais do parque.

Inaugurado em 2012%2C a área recebeu uma expansão no ano passadoDaniel Castelo Branco / Agência O Dia

O Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), órgão responsável pela propriedade, será o encarregado do cumprimento da lei. De acordo com o deputado estadual Dionísio Lins (PP), autor da lei na Assembleia Legislativa do Rio, a finalidade do projeto é a preservação da cultura, do esporte e a memória de toda a população fluminense.

O parque foi criado pela prefeitura em 2012, e, em outubro de do ano passado, foi inaugurada a expansão, que tem praia artificial, quadras de futebol e basquete de rua. Atualmente, a área do parque equivale a 14 campos de futebol do tamanho do Maracanã. Há ainda o projeto de nova expansão para levar a área de lazer até a Avenida Brasil, cortando oito bairros.

Últimas de Rio De Janeiro