Pezão reage bem à primeira sessão de quimioterapia: 'Estou confiante'

Governador do Rio de Janeiro está tratando um linfoma não-Hodgkin anaplásico de células T ALK positivo

Por O Dia

Rio - Luiz Fernando Pezão, governador do Estado do Rio de Janeiro, passou pela primeira sessão de quimioterapia nesta sexta-feira e reagiu bem ao tratamento. O governador está se trantando de um linfoma não-Hodgkin anaplásico de células T ALK positivo e deve passar por seis a oito ciclos de quimioterapia em um tratamento que deve durar até seis meses.

Pezão reage bem à primeira sessão de quimioterapiaDaniel Castelo Branco / Agência O Dia

Nesta tarde, o governador publicou um vídeo no Facebook e agradeceu o apoio que vem recebendo. "Boa tarde, pessoal. A primeira sessão químio já foi. Amanhã e domingo farei as duas outras deste primeiro ciclo. "Graças a Deus, o tratamento é mais simples do que o nome complicado desse linfoma. Estou bem e confiante! Quero agradecer a todos pelas orações e também pelas manifestações de carinho".

Mais cedo, Pezão já havia publicadi mensagens de agradecimento e de otimismo diante da doença. "Vou encarar com determinação e muita firmeza", escreveu. "Se Deus está me colocando essa provação, é sinal que Ele vai me dar os instrumentos para eu sair dessa mais forte ainda", disse o governador, que completa 61 anos na terça-feira. Pezão vai se licenciar do cargo por 30 dias, a partir de segunda-feira, e será substituído pelo vice, Francisco Dornelles (PP), de 81 anos.

Pezão está internado no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, há 14 dias. Ele não pode receber visitas. Na tarde de quinta-feira, Pezão recebeu um telefonema da presidente Dilma Rousseff, que em 2009 enfrentou um câncer do mesmo tipo, linfoma não-Hodgkin. A principal diferença é que o câncer da presidente atingiu gânglios, enquanto o linfoma de Pezão afetou ossos das vértebras.

LEIA TAMBÉM: Pézão é diagnosticado com câncer

Após anúncio de câncer de Pezão, Paes faz homenagem em rede social

Pezão é internado em hospital de Botafogo com sinusite 

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), fez uma homenagem a Pezão nas redes sociais. "Mais do que fazer o registro de nossa amizade nesse momento, queria reconhecer e enaltecer o super ser humano que nos honra governando o Estado nesse momento tão difícil. Amigo, correto, humilde, divertido, bom papo, bem humorado, bom de copo e de samba, simples, bom marido, bom pai, presente, solidário", elogiou o prefeito, que disse ter certeza do sucesso do tratamento de Pezão.

O presidente do PMDB-RJ, Jorge Picciani, pai do líder do partido na Câmara, Leonardo Picciani, também prestou solidariedade a Pezão nas redes socais. "Estou confiante na pronta recuperação do companheiro e amigo, governador do nosso Estado, Luiz Fernando Pezão. Eu já tive câncer e, com fé em Deus, seguindo as orientações médicas, me curei. Pezão vai se curar rapidamente", escreveu.

Com informações da Agência Estado

Últimas de Rio De Janeiro