Guaratiba sediará ‘Jardins do Rio’

Segunda edição do evento vai expor trabalho de 30 produtores de plantas da região

Por O Dia

Rio - Cercado pelo verde da Ilha de Guaratiba, junto ao Parque Estadual da Pedra Branca, na Zona Oeste do Rio, 30 produtores de plantas ornamentais da região vão realizar a segunda edição do evento Jardins do Rio. A mostra, que vai reunir oito ambientes criados por paisagistas convidados, começará na sexta-feira e vai até domingo. Os visitantes poderão participar de oficinas gratuitas de arranjos florais e degustar os deliciosos pratos dos polos gastronômicos de Barra e Pedra de Guaratiba. A entrada é gratuita.

A mostra é uma oportunidade de conhecer o belo paisagismo da Ilha Divulgação

O evento combina negócios e lazer, feito para atrair profissionais que trabalham com plantas e paisagismo, e, também, para oferecer ao carioca uma opção de entretenimento ao ar livre. “O primeiro evento, em 2011, reuniu 10 mil pessoas. A estrutura esse ano está maior e podemos oferecer um evento com melhor qualidade, desta maneira , esperamos receber o dobro de visitantes”, diz o presidente da Associação Rural de Guaratiba e organizador do evento, Paulo Pereira.

Durante o encontro, produtores vão comercializar espécies de plantas, dentre elas: bromélias, cactos e nolinas. No centro da iniciativa, estão os cerca de 300 produtores rurais de Guaratiba, organizados em torno do Polo de Plantas Ornamentais, que integra o Programa Polos do Rio, da Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico Solidário, da Prefeitura do Rio. 

“Buscamos o crescimento socioeconômico sustentável da região e consequentemente do produtor, que tem a vantagem de preservar o seu modo de vida e de desenvolver as atividades de sua vocação para gerar renda, obtendo acesso ao mercado e emprego na região”, explica o secretário municipal Fabiano Horta.

A mostra será realizada, no horário das 9h às 18h, no espaço Galeria Jardim, que fica no Sítio Meio do Mato, na Estrada da Ilha nº 200, em Guaratiba.

Últimas de Rio De Janeiro