Mulheres se reúnem em ato a favor da democracia no Circo Voador

Manifestantes se posicionaram contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Artistas participaram do protesto

Por O Dia

Rio - Pelo menos 3000 pessoas participaram, na noite desta terça-feira, do ato "Mulheres pela Democracia", no Circo Voador, na Lapa. Sob os gritos de "Não vai ter golpe, vai ter luta" e "Fora Cunha", os convidados leram um manifesto a favor da democracia e contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Os manifestantes criticaram ainda a matéria principal da revista "IstoÉ" desta semana. Para eles, a edição trouxe uma mensagem sexista. Muitos participantes que estiveram no local nesta terça-feira também tinham ido, na semana passada, ao ato a favor da democracia, no Largo da Carioca, no Centro, como a atriz Bete Mendes e o deputado estadual Carlos Minc (Sem partido).

Mulheres se reúnem a favor da democracia%2C no Circo Voador%2C nesta terça-feiraRafael Nascimento / Agência O Dia

"Acho que hoje não tem diferença para ontem, anteontem e nem para amanhã. Há uma soma. É aquela história: mulher brasileira pela democracia e contra o golpe. Estamos nos 'irmanando' com a presidente Dilma Rousseff e com as eleitoras dela", explicou a artista.

Diretora de Políticas Educacionais da União Nacional dos Estudantes (UNE), Barbara Cardoso afirmou que o processo de impeachment contra a presidente é ilegal por não existir crime de responsabilidade fiscal. "A UNE se coloca contra o golpe. A gente entende que defender a democracia é fundamental para o nosso país hoje. É fundamental que os estudantes se coloquem contra o golpe. Se isso acontecer, vamos ocupar as ruas, passar em salas de aula e convocar os jovens", afirmou a diretora.

Durante o protesto, algumas personalidades mandaram vídeos em apoio ao movimento, como a cantora Beth Carvalho e as deputadas federais Benedita da Silva (PT) e Jandira Feghali (PcdoB). "Nós não vamos permitir o golpe", reforçou Jandira. "O fascista não passará", acrescentou Benedita.

Reportagem do estagiário Rafael Nascimento

Últimas de Rio De Janeiro