Por gabriela.mattos

Rio - O feriadão no Estado do Rio será de sol forte, com temperaturas acima dos 35 graus. O calor só vai dar trégua no domingo, quando os termômetros devem cair para 32 graus. Pancadas de chuva, na parte da tarde, devem acontecer apenas no Vale do Paraíba domingo. O outono é o mais quente dos últimos tempos.

Segundo o meteorologista do Climatempo, César Soares, a média de temperatura registrada neste mês (32ºC) está quatro graus acima da média histórica para o período. Já a ausência de chuva, segundo ele, é um fenômeno comum em abril. “O El Niño perde força, mas ainda atua. O mês, marcado pelo outono, que é uma estação de transição climática, não costuma chover muito”, explicou.

A previsão vai agradar turistas que ocuparão mais da metade dos quartos de hotéis da cidade. Ao todo, 62,28% vagas estão reservadas, segundo a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH-RJ). Copacabana e Leme são os bairros mais procurados, com até 78,66% de lotação, seguidos por Ipanema e Leblon (75,48%) e Flamengo e Botafogo (66,27%).

O tempo bom e o calor forte por conta de uma massa de ar quente vai permanecer na cidade até domingoCarlos Monteiro / Agência O Dia

No interior, as regiões preferidas são Petrópolis, onde a lotação já está em 98%, e Paraty, com 90% dos pacotes vendidos. Búzios também está bem cotada, com (87%), seguida de Mangaratiba, Penedo e Vale do Café (85%).

Preocupado com a redução nos estoques de banco de sangue, por causa do número de pessoas que deixam a cidade, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) pede a quem puder doar que procure a unidade da Praça da Cruz Vermelha, no Centro, nesta quarta-feira, das 7h30 às 14h30, e sexta-feira, das 7h30 às 14h30.

SERVIÇOS

Metrô
Vai funcionar de 7h às 23h, e as transferências serão feitas na estação Estácio. Já na sexta-feira o funcionamento será entre 5h e meia-noite, com transferência no trecho entre Central e Botafogo.

Trens

Nos dias 21/04 (quinta-feira) e 23/04 (sábado), feriados de Tiradentes e São Jorge, respectivamente, os trens da SuperVia irão circular entre 4h40 e 19h, de acordo com os intervalos e horários planejados para cada ramal.

No sábado (23/04), a SuperVia irá oferecer sete viagens extras*, durante a manhã, com partidas das estações terminais em direção à Central do Brasil. Já nos dias 22/04 (sexta-feira) e 24/04 (domingo), a circulação dos trens seguirá a grade normal realizada nos respectivos dias. A concessionária vai monitorar a movimentação dos passageiros durante o período para fazer as alterações necessárias na operação.

Trens extras no sábado por ramal (23/04): 

Japeri: Japeri - Central do Brasil: 5h29, 6h29 e 7h19

Santa Cruz: Santa Cruz - Central do Brasil: 5h41 e 6h41

Belford Roxo: Belford Roxo - Central do Brasil: 6h35

Gramacho: Gramacho - Central do Brasil: 7h20

Barcas
Vai operar com horários normais, mas as linhas Charitas e Cocotá (Ilha) não estarão em funcionamento.

Shopping
A maioria vai abrir entre 13h e 15h e vão até as 21h.

Você pode gostar