Rio - O Comando de Polícia Ambiental (Cpam) divulgou neste sábado o balanço da Operação Balão, que resultou em cinco balões apreendidos no Rio, Niterói e São Gonçalo e três pessoas detidas. Os policiais também impediram o resgate de um balão que caiu na Rua Cristóvão Penha, no bairro da Piedade, Zona Norte do Rio.

No Rio, Os balões foram apreendidos em áreas do 9º Batalhão, em Rocha Miranda (1 balão estrela), Zona Norte; 18º Batalhão, em Pechincha (balão com seis metros) e em Campo Grande (balão com quatro metros), ambos na Zona Oeste.
Além das áreas do 12º Batalhão, em Niterói (balão com cinco metros), 40º Batalhão e 7º Batalhão, em São Gonçalo (balão com mais de 10 metros). Foram apreendidas, também, duas bandeiras, a maior das quais com 12 metros.
De acordo com a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), a pena para quem fabricar, vender, transportar ou soltar balões é de um a três anos, ou multa de R$ 1 mil a R$ 10 mil, ou ambas as penas, conforme o caso.
A soltura de balões é uma das maiores causas dos incêndios florestais, cujo risco aumenta no período de estiagem, que vai de maio a outubro. A legislação ambiental estabelece que provocar incêndio em florestas ou matas é um crime ambiental que pode acarretar penas de prisão de dois a quatro anos.
Quem quiser denunciar a fabricação ou soltura de balões pode entrar em contato com a Linha Verde, parceria entre a Secretaria do Ambiente e o Disque Denúncia. O custo é de ligação local e o anonimato é garantido. O telefone é 2253-1177 e, no interior, 033 253 1177.