Padre Omar: Amor e doação

Que bela a coincidência de o Dia das Mães neste ano ser festejado justamente na Festa da Ascensão do Senhor!

Por O Dia

Rio - É bonito a gente ver alguém que se doa ao extremo por amor, não é mesmo? O desprendimento e a entrega desse alguém mexem com o nosso coração e nos enchem da esperança de que o mundo pode ser cada vez melhor. É o que a liturgia deste domingo da Ascensão do Senhor — quando também se celebra o Dia das Mães — nos lembra.

“Então Jesus levou-os para fora, até perto de Betânia. Ali ergueu as mãos e abençoou-os. Enquanto os abençoava, afastou-se deles e foi levado para o céu. Eles o adoraram. Em seguida voltaram para Jerusalém, com grande alegria”. (Lc 24, 50-52)

A festa da Ascensão do Senhor não significa que Jesus, após se entregar à morte por amor a nós, pela nossa salvação, tenha ido embora para junto do Pai para só retornar no final dos tempos. Não! Ele permanece no meio de nós! Ele e sua Igreja formam um corpo.

Sabemos que um corpo tem muitos membros e que cada um tem funções específicas, que não são nem mais e nem menos nobres ou importantes do que as outras; são apenas diferentes. Mas, para o bom funcionamento do corpo, todas precisam estar bem. Nós somos os membros desse corpo.

Ter essa consciência de que somos um corpo nos leva a ser atentos ao cuidado, carinho e respeito que precisamos ter uns para com os outros, sabendo priorizar, acolher, exercitar o diálogo e a mútua compreensão: tudo isso para que o outro, que é nosso irmão, fique bem.

Que bela a coincidência de o Dia das Mães neste ano ser festejado justamente na Festa da Ascensão do Senhor! Pois as mães são um sinal para o mundo de que o amor-doação, como o de Jesus pela humanidade, realmente é possível e lindo. E que comporta o cuidado, o carinho, o respeito, o acolhimento, o diálogo e a compreensão, que tantas vezes, infelizmente, parece que vemos sumir dos nossos relacionamentos.

Que Deus abençoe abundantemente a cada mãe. E que nós, ao contemplarmos as nossas mães e também àquelas que o Senhor colocou ao nosso redor, possamos experimentar o lindo sentimento de gratidão e nos inspiremos a amar como elas amam.

Últimas de Rio De Janeiro