Avó de estudante ajuda a reocupar escola no Méier

Alunos acusam integrantes do Desocupa de invadir e depredar as salas de aula

Por O Dia

Rio - Os alunos que reocuparam o Colégio Estadual Central do Brasil, no Méier, na última sexta-feira, seguem firmes na decisão de manter o movimento. E ganharam a adesão de uma nova ‘aliada’. Aos 63 anos, a aposentada Célia Rodrigues Magalhães está na ocupação ao lado dos estudantes. “Até me emociono porque eu, quando estudava, não pude lutar para melhorar a educação por causa da ditadura. Incentivo a luta deles, mas peço que zelem pela escola e que não cometam atos violentos”, afirma Célia, que é avó de um dos alunos. 

Desde a ocupação, em 14 de abril, as portas da instituição não eram abertas para a imprensa. Os ocupantes dizem que a Secretaria estadual de Educação não quer negociar o que chamam de “pauta específica”, que inclui itens como reforma da biblioteca e da quadra poliesportiva, construção de uma cozinha e abertura do laboratório de informática.

‘Não pude lutar para melhorar a educação por causa da ditadura’%2C diz Célia%2C aos 63 anos%2C emocionada Estefan Radovicz / Agência O Dia

Nesta segunda-feira, uma comissão de alunos do Central do Brasil conversou com a equipe do DIA. Eles pedem que as suas identidades sejam preservadas porque temem represálias do movimento Desocupa, que estaria agindo de forma violenta contra o pessoal do Ocupa. “A gente quer o melhor para a escola. Divulgaram que destruímos o colégio, mas não fomos nós”, disse um aluno.

Centenas de livros didáticos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, que deveriam ser distribuídos aos alunos, foram encontrados abandonados numa sala da escola. As aulas no Central do Brasil, que recomeçariam ontem, foram adiadas por causa da reocupação.

Nesta segunda-feira, estudantes ligados ao movimento de ocupação entraram no Colégio Estadual Raul Vidal, no Centro de Niterói, e passaram a madrugada na unidade. No início da manhã, foram retirados à força do local por alunos contrários à ocupação.

Últimas de Rio De Janeiro