Informe do Dia: Decreto de Dornelles dificulta apuração de fraudes no ICMS

Governo diz que adotou a medida para “racionalizar recursos” e que haverá fiscalização

Por O Dia

Rio - Decreto assinado quinta-feira pelo governador em exercício, Francisco Dornelles, dificulta a descoberta de fraudes relativas ao pagamento de ICMS nos anos de 2011, 2012 e 2013. Alguns funcionários da Secretaria de Fazenda foram pegos de surpresa.

O governo diz que adotou a medida para “racionalizar recursos” e que haverá fiscalização no período “se for encontrada alguma irregularidade nos anos de 2014 e 2015”. Antes do decreto, as auditorias ocorriam nos últimos cinco anos. “E se uma empresa retifica a escrituração feita entre 2011 e 2013 e bota um saldo credor elevado? A chance de isso ser descoberto é mínima”, diz um auditor.

Concentração 

Procurada pelo Informe, a Secretaria de Fazenda disse que a recuperação de créditos recentes é mais provável que a de créditos antigos, e que por isso haverá concentração de esforço nos últimos anos.

Desabafo

Em desabafo a policiais, Beltrame reclamou que a segurança foi usada pelo governo para conseguir verba federal para outros fins. 

Conflito de gerações

Pré-candidato de Eduardo Paes à prefeitura, Pedro Paulo Carvalho (PMDB) foca em melhorar sua imagem junto aos jovens. Escalou um time de vereadores e deputados para tentar se aproximar desse público, principalmente na Zona Oeste.

Terceira-idade

Já Carlos Roberto Osorio (PSDB) mira nos mais experientes. O tucano tem invadido bailes da terceira-idade.

Últimas de Rio De Janeiro