Novo trecho da Orla Conde, na Zona Portuária, é inaugurado

Espaço inclui a Praça Muhammad Ali, entre os armazéns 6 e 8

Por O Dia

Rio - Foi inaugurado neste domingo mais um trecho da Orla da Guanabara Prefeito Luiz Paulo Conde, na nova Zona Portuária do Rio, abrindo ao público o espaço entre os armazéns 6 e 8, incluindo a nova Praça Muhammad Ali, na Avenida Rodrigues Alves. A solenidade contou com a presença do prefeito Eduardo Paes. O próximo e último trecho a ser entregue será a Praça da Candelária, endereço da Pira Olímpica durante as Olimpíadas do Rio.

O novo trecho libera mais 416 metros da Orla Conde para convivência, lazer, esportes, entretenimento e arte. Ele faz parte do grande passeio público de 3,5 km e 287 mil m² construído nas obras de revitalização do Porto Maravilha.

Próximo à nova praça está o painel ‘Etnias’%2C do artista plástico Eduardo Kobra%2C ainda em fase de finalizaçãoSandro Vox / Agência O Dia

Próxima à parada Utopia Aquario do VLT está a Praça Muhammad Ali, em frente à Igreja de Nossa Senhora da Saúde, construída em 1750. O espaço homenageia o boxeador lenda do esporte mundial e símbolo da luta contra a desigualdade racial e pelos direitos civis.

Moradora de um condomínio em frente à praça, no alto do morro, a enfermeira Daniele Oliveira, de 40 anos, vê o espaço como um local importante para a educação das filhas: “Isso aqui está ótimo, porque assim elas deixam um pouco o mundo virtual do tablet, da internet. A Isabelle, a mais velha, agora está aprendendo a andar de bicicleta, aos 12 anos”, declarou a mãe das meninas.

Perto da praça, no armazém 4 e na estação parada dos navios do VLT, está o painel ‘Etnias’, do artista plástico Eduardo Kobra. Em fase de finalização, trata-se de um mural de cerca de 3 mil metros quadrados onde estão cinco rostos naturais de cada continente, em referência aos cinco aros olímpicos. A região da Orla Conde é patrulhada por homens da Guarda Municipal assim como da Operação Centro Presente. Sete câmeras também monitoram o passeio público, sendo que três delas estão no novo trecho.



Últimas de Rio De Janeiro