Cidades do interior esperam mais de 600 mil turistas durante Olimpíada

Muitas pessoas estão contando as horas para a chegada dos Jogos para ficarem longe do Rio

Por O Dia

Rio - Elas estão contando as horas para a chegada da Olimpíada. Mas para ficarem longe do Rio. São famílias que, para fugir do esquema especial na cidade, que estará cheia, estão de malas prontas para passar o período em municípios do interior. São esperados mais de 600 mil turistas. As prefeituras comemoram a previsão de chegada dos visitantes na contramão do evento e prepararam atrativos, aliados aos seus encantos naturais. Também contam que receberão visitantes que curtirão os Jogos e esticarão no interior.

A euforia olímpica está desenhada e expressa em números. Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Indústrias de Hotéis (ABIH-RJ), os 60 mil quartos disponíveis em 554 empreendimentos da rede hoteleira carioca já alcançam taxa de ocupação entre 91,66% (região central) e 100% (Ipanema, Leblon e Barra).

Ticiana Ribeiro Hugentobler%2C professora%2C e Bernardo Alves%2C administrador e gerente vendasDivulgação

“Já fui muito de curtir agitação, mas hoje quero descanso. Ainda mais que estou grávida de seis meses (de Davi) e a Barra, onde moro, vai ficar muito cheia”, prevê a professora Ticiana Hugentobler, 32 anos. Ela conta que vai passar boa parte do mês de agosto na casa de parentes, entre Resende e Penedo, no Sul Fluminense, com o marido, o gerente de vendas, Bernardo Alves, da mesma idade.

Visconde de Mauá, na mesma região, será o destino da família do engenheiro eletricista Ângelo de Oliveira, 40 anos, que mora em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio. Junto com a esposa, a dentista Sandra Regina Albuquerque, e os filhos Arthur, 13, Miguel, 7, e Luísa, 3, ele vai fugir do alvoroço no dia 6. “Só não vamos antes porque tenho uma prova no dia 5”, ressalta. “O trânsito na região está um caos. Gasto 40 minutos de casa até a universidade onde leciono, num trecho que faço em dez minutos”, lamenta.

Com a expectativa de que a ocupação total dos hotéis no interior chegue a 95% durante os Jogos, a Secretaria de Turismo vem estimulando, por meio do programa Rio+3, programas em municípios a três horas da capital.

Ângelo e Sandra%2C com os filhos%3A tranquilidade em Visconde de MauáÁlbum de família

Haverá diversão extra em Cabo Frio e Búzios, na Região dos Lagos; Angra dos Reis e Paraty, na Costa Verde; Petrópolis, na Região Serrana; e Penedo, Itatiaia e Mauá, no Sul do estado. “Conforme a Organização Mundial do Turismo, as viagens de curta distância são um dos principais responsáveis pela geração de emprego e renda”, observ[…]a o secretário estadual de Turismo, Nilo Félix. Abaixo, programações definidas.

Saquarema
Festival gastronômico ‘O Gosto de Agosto’, no Centro. A partir de 6 de agosto, todos os finais de semana daquele mês. (22) 2651-2123\Secretaria Municipal de Turismo.

Paraty
34º Festival da Cachaça, Cultura e Sabores. De 11 a 14 de agosto, no Centro. (24) 3371-3064 (Turismo).

Três Rios

ExpoFest, uma das maiores e mais badaladas festas rurais do interior do estado. De 12 A 13 de agosto, no parque de exposições rurais. Destaques deste ano para as apresentações de Jorge e Matheus, Marcelo D2 e Fernando e Sorocaba. (24) 2255-1729.

Petrópolis

Festival de Inverno do SESC. De 12 a 21 de agosto, na unidade Quitandinha e em outros espaços da Cidade Imperial. (24) 2233-1223 (SESC).

Bom Jardim

4ª Festa Literária da Serra (FLITS). De 18 a 21 de agosto, no galpão cultural do município. (22) 2566-3032.

Quissamã

2º Festival de Gastronomia Típica. Dias 19 e 20 de agosto, no Centro da cidade. (22) 2768-9300.

Campos

Festa de São Salvador de 2 a 8. Informações: (22) 2734-7816.

Sem programação, mas com encantos naturais:

Cabo Frio

É um do pontos altos do turismo do estado. Reúne belas praias, como a do Peró, Foguete e do Forte, construções históricas e passeios para todos os gostos.

Ilha Grande

Em Angra dos Reis, faz parte de um arquipélago de 187 ilhas e ilhotas na Baia da Ilha Grande, na Costa Verde. Uma das mais bonitas do Oceano Atlântico.

Itatiaia

Porta de entrada para o Parque Nacional do Itatiaia, o mais antigo do país, famoso por suas imensas formações rochosas e ricas flora e fauna.

Últimas de Rio De Janeiro