Reclamar Adianta: Novas regras de segurança da Anac entram em vigor

Mudanças geraram filas de espera e voos atrasados

Por O Dia

Rio - Entraram em vigor as novas regras de segurança da Anac. Os voos nacionais agora têm normas de segurança iguais às dos voos internacionais. As mudanças geraram filas de espera e voos atrasados. Entre as principais mudanças estão à revista de passageiros na sala de embarque e a checagem de notebooks e dispositivos eletrônicos (eles atrapalham a visualização no raio-X). E se o consumidor perder seu voo ou uma conexão? Nesse caso, ele tem o direito de solicitar que a empresa o embarque em outro voo.

Caso perca um compromisso importante – reunião com hora marcada, casamento etc —, pode pedir indenização por danos financeiros ou morais. A responsabilidade é solidária: a companhia aérea ou a Anac terá que determinar quem foi o causador do atraso, não o consumidor. O jeito é chegar bem antes. Duas horas e meia está de bom tamanho. O seguro morreu de velho.

Sem luz

Quero reclamar da falta de energia elétrica no bairro Cachambi. Está tudo estragado na geladeira e no freezer. Falta comprometimento da Light com os usuários. Isso é um absurdo! Glaucia Pessoa Barros, Cachambi – Rio de Janeiro.

Uma equipe da Light esteve no local para prestar atendimento e substituiu o transformador que atende à rede de distribuição de baixa tensão do consumidor. A energia foi restabelecida. Assessoria de Imprensa da Light.

"Toda empresa precisa entender a mudança na psicologia e nos hábitos do consumidor e ajustar sua estratégia à nova realidade. Só assim será possível sobreviver à crise e prosperar depois dela", Thailise Monteiro, consultora de marketing do Colégio e Curso SEI.Divulgação

Vazamento de esgoto

Há mais de um mês, na Rua Padre Manso, altura do BRT de Madureira, há um vazamento de esgoto. Já entramos em contato com a Cedae, mas o problema não é resolvido! Vanessa Santos Siqueira, Deodoro – Rio de Janeiro.

A Cedae informa que o reparo foi realizado na última sexta-feira dia (22/07). Assessoria de Imprensa da Cedae.

Estação Japeri

Estamos preocupados com o abandono da estação de Japeri. Os trens não cumprem o horário, e as composições são pequenas. É raro uma composição grande passar pela estação. José Luiz Ribeiro, Chacrinha – Rio de Janeiro.

Os modelos dos trens que circulam em cada ramal são definidos de acordo com a demanda de passageiros, levando sempre em consideração o dia da semana e o horário da viagem. Em relação às partidas dos trens, às vezes, para a própria segurança dos passageiros, alguns trens precisam passar por vistoria durante as viagens, o que pode interferir nos intervalos. Assessoria de Imprensa Supervia.

Nota de esclarecimento

Referente à nota publicada na coluna Reclamar Adianta do dia 27/07 a Kraft Heinz Brasil informa que o processo divulgado no D.O.U refere-se a um caso ocorrido em julho de 2015. Na ocasião, a companhia recolheu imediatamente as embalagens de extrato de tomate do lote 06, validade 4/2017 disponíveis no comércio de todo o País. Assessoria de Imprensa Kraft Heinz Brasil.

Tatiana W. de Souza%2C advogada especialista em Direito ao ConsumidorDivulgação

Dúvidas Frequentes

Falhas no fornecimento de energia elétrica são cada dia mais frequentes e longas. Mas, você sabia que as concessionárias devem ressarcir quem fica muito tempo sem luz ou tem equipamentos danificados? Segundo a advogada Tatiana Wagner de Souza o Código de Defesa do Consumidor estabelece o fornecimento como bem essencial à vida humana, devendo ser prestado de forma adequada e contínua. Se a interrupção for indevida, a legislação garante aos consumidores a efetiva reparação.

“A compensação pelos danos, como perda de alimentos na geladeira, aparelhos queimados ou dano moral, pela demora injustificada em restabelecer o serviço, deve ser solicitada através do Poder Judiciário. Consumidores devem buscar a reparação de seus direitos, pois paga-se muito caro pela prestação de um serviço essencial e a demora injustificada em restabelecê-lo, ultrapassa a esfera do aborrecimento.”

Coluna de Átila Nunes

Últimas de Rio De Janeiro