Jogo ironiza a situação da Baía de Guanabara para a Olimpíada

'Coliformia Games' traz nadador que precisa desviar de detritos no mar

Por O Dia

Rio - O alto índice de poluição da Baía de Guanabara originou uma crítica inusitada na internet. Cinco amigos — os designers Diego Leal, Gustavo Bife e Carolina Novais, além dos desenvolvedores Mario Gesteira e Harrison Mendonça — criaram o game online 'Coliformia Games', cujo objetivo é fazer um nadador desviar das fezes e outros detritos, em um mar de cor amarronzada e um cenário de fundo que lembra o Rio de Janeiro, com prédios e montanhas. "É uma crítica as condições em que os Jogos Olímpicos foram planejados e executados", afirmam os criadores.

Acesse o 'Coliformia Games' e ajude o nadador a desviar da poluição

Na descrição do site, a Baía é "repleta de cocô onde aproximadamente 5 milhões de pessoas vivem em situações precárias e sem nenhuma estrutura de saneamento básico". O jogo se autointitula a "maior competição de sobrevivência a coliformes fecais do mundo". Na página, há também uma logo que imita a da Rio-2016, com a sigla "RIP" ('rest in peace', descanse em paz, em inglês) em substituição ao nome da cidade. A hashtag "#riodemerda" aparece com destaque.

'Coliformia Games' ironiza a poluição da Baía de GuanabaraReprodução/Internet

Em meio as frases de indiginação, os autores do jogo fundamentam as críticas com declarações de biólogos e atletas sobre a situação da Baía. “Acho que já tenho anticorpos suficientes para as cincos próximas olimpíadas no Rio”, diz uma delas, creditada a um atleta brasileiro.

O grupo de amigos planeja outros games, mas avisam que trabalham no desenvolvimento e na melhoria do 'Coliformia', cujo nome remete ao clássico 'Califórnia Games', também conhecido como 'Jogos de Verão', muito popular nos vídeo games das décadas de 80 e 90. No game, o jogador praticava diversos esportes litorâneos como surfe, skate e patins.

Últimas de Rio De Janeiro