Policiais de 55 países vão andar fardados na Olimpíada

Agentes estarão desarmados e acompanhados de profissionais federais brasileiros

Por O Dia

Rio - Policiais de 55 países vão andar fardados nas ruas do Rio e dentro de áreas de competição. O objetivo é oferecer sensação de segurança para os turistas estrangeiros. A informação é do delegado Fábio Mertes, chefe do Centro de Cooperação Internacional do Rio de Janeiro. “O cidadão de outro país vai se sentir mais seguro ao observar um policial que ele conhece de uniforme. Isso aumenta a sensação de segurança”, disse.

Os agentes estarão desarmados e acompanhados de agentes federais brasileiros.Eles irão atuar no Centro de Cooperação Internacional, inaugurado ontem, com a presença do ministro da Justiça, Alexandre de Moraes.

A unidade irá funcionar na sede da Polícia Federal, na Praça Mauá, e reune países como Alemanha, Estados Unidos e China. No local, checagem de dados de estrangeiros, de procurados e de ocorrências policiais envolvendo pessoas de outra nacionalidade serão processados. O centro irá funcionar até o dia 20 de setembro, após a Paralimpíada.

Na inauguração, Moraes anunciou que agentes da Força Nacional irão revistar visitantes com raquetes de raio-x no Cristo Redentor, a pedido da secretaria de Segurança do Rio. Tanto o monumento quanto o Pão de Açúcar serão policiados por militares das Forças Armadas.

Últimas de Rio De Janeiro