Chico Buarque aparece de surpresa e canta no Canecão ocupado

Movimento Ocupa MinC RJ surgiu após o presidente interino Michel Temer decidir extinguir o Ministério da Cultura

Por O Dia

Rio - O cantor e compositor Chico Buarque apareceu de surpresa na noite desta quinta-feira, na ocupação do movimento Ocupa MinC RJ, transferido, após ser expulso do Palácio Gustavo Capanema, para o ex-Canecão, tradicional casa de espetáculos no Rio, fechada desde 2010 e localizado em terreno da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em Botafogo, na Zona Sul. Com auxílio de playback, Chico cantou "Apesar de Você", considerada um hino de resistência à ditadura, acompanhado em coro por centenas de pessoas do público. A cena foi registrada em vídeo postado na página do Ocupa Minc no Facebook.

Chico Buarque surpreendeu público no Ocupa Minc Divulgação/ Bruno Bou / Cuca da UNE

O movimento Ocupa MinC RJ surgiu após a decisão do presidente interino Michel Temer de extinguir o Ministério da Cultura - ele voltou atrás depois de manifestações ocupações em vários Estados O movimento ocupou o Palácio Gustavo Capanema, sede do MEC no Rio, por 73 dias. Saiu de lá na última semana, por decisão judicial cumprida pela Polícia Federal, e decidiu ocupar o Canecão. O espaço fora retomado pela UFRJ, mas está sem uso, devido a entraves burocráticos.

Na quinta-feira, 4, aconteceu a "abertura pré-olímpica" do Ocupa MinC RJ no Canecão. Em coletiva de imprensa, Ana Karenina, representante do movimento, informara que várias atrações estavam previstas para o evento, entre eles B. Negão e Zélia Duncan, mas não mencionou o nome de Chico Buarque.

"Somos um movimento horizontal, diversificado e suprapartidário", afirmou Ana. "Nossa pauta principal é o 'Fora Temer'. O evento de "inauguração" do Ocupa MinC RJ no Canecão teve, ainda, a direção da encenadora Bia Lessa.


Últimas de Rio De Janeiro