Ventania teve efeito prolongado em parte de Vila Isabel

Moradores passaram dois dias sem energia elétrica e com risco de ficar sem água, devido a uma cano quebrado na hora do conserto da Light

Por O Dia

Rio - Os efeitos da ventania de domingo ainda causam estresse para moradores do Rio. Em Vila Isabel, na Rua Engenheiro Gama Lobo, duas árvores e um poste caíram deixando mais de 80 casas sem luz, por pelo menos dois dias. Na Tijuca, na Rua Gonzaga Bastos, próximo ao número número 153, mais uma árvore desabou por cima de um poste e moradores são obrigados a atravessar a rua para evitar acidentes, pois a árvore permaneceu no local até ontem. Até a segunda-feira, foram contabilizadas 60 quedas de árvores por conta dos fortes ventos, segundo a Comlurb.

O biólogo Emir Mercadante Jundi, viu quando a ávore caiu na fiação. “A árvore derrubou o poste, causando uma barulheira e a falta de luz. Tem que ter uma manutenção na cidade”, desabafou.

Árvore caiu e derrubou poste%2C deixando moradores sem energiaEstefan Radovicz / Agência O Dia

Moradores chamaram a Light no domingo mesmo, mas a concessionária não conseguiu ir ao local na segunda-feira. Ao tentar fazer o conserto, perfuraram um cano e os trabalhos tiveram que ser interrompidos para ação da Cedae. Só ontem a Light voltou ao local para finalizar o serviço.

Durante a espera, moradores perderam alimentos por falta de refrigeração, outros tiveram que levar medicamentos, como insulina, para outra casa que tivesse energia para conservar o medicamento à temperatura adequada.

Moradora de um condomínio próximo e que também teve ficou sem energia, Dulce Muniz tentou até doar os alimentos que estavam no frezer pois não garante que durem por mais dias. “Perdi um monte de coisas. E o condomínio por pouco não ficou sem água, porque não tem como ligar a bomba. Esse cenário é um absurdo. Pagamos tantos impostos”, reclamou.

Em Santa Teresa moradores enfrentam dificuldades com uma árvore que caiu na Rua Aarão Reis, na altura do número 126. Com mais de 36 horas de espera para a retirada da árvore, os próprios moradores interditaram a rua para evitar acidentes.

A Light informou que atua com um plano de manutenção permanente que avalia as condições dos postes que são de sua responsabilidade e que existe um cronograma de substituição e reparos dos equipamentos, de acordo com as necessidades. Quem quiser informar à empresa sobre postes em condições precárias, pode ligar para 0800-021-0196 (ligação é gratuita).

Últimas de Rio De Janeiro