Por gabriela.mattos

Rio - Até dezembro, a Receita Federal vai liberar mais três lotes da restituição do Imposto de Renda. Se você pagou mais do que deveria ao longo de 2015 e tem direito à devolução, a primeira opção é quitar as dívidas, priorizando o pagamento de uma parte ou o total, as que têm juros mais altos, como a fatura do cartão de crédito e o cheque especial. A outra opção é antecipar o pagamento de empréstimos.

Você também pode fazer uma caixinha para despesas futuras, como a renovação da matrícula escolar ou o seguro do carro para ficar com folga ao receber o 13º salário. A restituição do IR pode ser importante para aquelas situações emergenciais, como desemprego ou doença na família. Coloque o dinheiro na poupança ou em outra aplicação segura, que possa resgatar no momento em que precisar.

“Em época de crise todo mundo só pensa em uma coisa: economizar. A empresa que oferecer soluções, através dos seus produtos e serviços, que gerem algum tipo de economia ao cliente, tem grandes chances de mantê-lo”, diz Mario Avelino, presidente do Portal Doméstica LegalDivulgação

Cartão clonado

Meu cartão foi clonado e realizaram algumas compras em São Paulo com ele. Entrei em contato com a administradora e cancelei o cartão. Me encaminharam outro, mas continuam sendo cobradas as despesas feitas no cartão cancelado.
Maria Gorete, Penha – Rio de Janeiro.

A Caixa informou que realizou o estorno da referida compra (despesa) não reconhecida e dos encargos gerados. A cliente foi informada de que sua situação está regularizada. Assessoria de Imprensa CEF

Resgate de aparelho

Tenho um plano Vivo Controle que dá direito a resgate de aparelhos, porém todas as vezes que vou fazer a troca alegam que o sistema não está funcionando e ninguém consegue resolver. Sérgio Siqueira do Nascimento, Duque de Caxias – Rio de Janeiro.

A Telefônica Vivo informa que o titular da linha autorizou o envio do aparelho: SAMSUNG GALAXY J1 MINI (J105M) PRETO utilizando os pontos gratuitamente. O cliente está ciente da fidelização de 12 meses. Assessoria de Imprensa Vivo

Produto não entregue

Estou há dois meses tentando trocar o chinelinho da minha filha no Extra.com, mas não consigo. Fiz a devolução do produto dia 14/04 pelos Correios e eles alegaram que não receberam, mas no site consta como produto entregue.
Edilaine Ribeiro da Silva, Pavuna – Rio de Janeiro.

Informamos que o vale compras será liberado em até 48 horas. A companhia lamenta e se desculpa por qualquer transtorno que possa ter acontecido ao consumidor, e permanece à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais. Assessoria de Imprensa do Extra

Quis sorte!

Aceitei sem saber um pacote denominado Quis Sorte! que cobra R$ 13 ao mês, pelo serviço. Após 12 meses o serviço foi cancelado. Pedi o ressarcimento do valor descontado à Oi, mas a empresa informou que só através de determinação judicial. Gostaria que fosse resolvido extrajudicialmente. Leonardo Mota, Piedade – Rio de Janeiro.

A Oi entrou em contato com o cliente e informou que foi gerado devolução em conta futura, referente aos valores cobrados indevidamente em seu telefone. Assessoria de Imprensa da Oi.

Dúvidas Frequentes

Com Irene Medeiros, consultora imobiliária na Oswaldo Medeiros Consultoria Jurídica e Imobiliária

Irene MedeirosDivulgação

A casa própria é o sonho de muitos brasileiros. Por isso, antes de comprar um imóvel é necessário preparar o bolso para as despesas extras. Segundo a consultora imobiliária Irene Medeiros, o primeiro gasto fica por conta do Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), cobrado na transferência de propriedade. Quem paga é o comprador. O valor é aplicado sobre o valor do imóvel ou avaliação. O Laudêmio é pago diretamente à União ou ao senhorio direto quando ocorre uma transação onerosa com escritura definitiva. Ocorre nos terrenos de Marinha, em propriedades da Igreja Católica e com a Família Imperial Brasileira. O valor varia com a localização. “A escritura representa o contrato de compra e venda e tem preço definido por tabela de acordo com a faixa de valor do imóvel e varia em cada estado. Com gastos tão altos, é importante saber que lei garante desconto de 50% no registro e na escritura, conforme prevê a Lei 6.045/73, artigo 290, caso o cliente esteja comprando o primeiro imóvel pelo Sistema Financeiro de Habitação.”

Coluna de Átila Nunes


Você pode gostar