Taxistas já podem incluir auxiliares pela Internet

Serviço de baixa e troca da licença para dirigir também é desbucrotizado

Por O Dia

Rio - Proprietários de táxis no Rio de Janeiro vão poder incluir, trocar ou extinguir a licença para motoristas auxiliares por meio da internet. Uma resolução publicada ontem no Diário Oficial do Município prevê novos procedimentos para vinculação e desvinculação de auxiliares na autorização do táxi para desburocratizar o processo e agilizar o serviço.

A partir de agora, determinou a Secretaria Municipal dos Transportes, todo procedimento para inclusão, troca ou baixa da vinculação de um auxiliar, que já possui registro, poderá ser feito pelo Portal Carioca Digital (https://carioca.rio.rj.gov.br). De acordo com a SMTR, com a nova medida, o CIAT (cartão de identificação de auxiliar de transporte) do auxiliar passará a ter validade e não terá a identificação da placa e autorização.

O titular da autorização é o responsável pela vinculação do auxiliar. O novo modelo do CIAT com validade, após o prazo, só terá autorização de circulação por mais 30 dias. Os CIAT’s que não possuíram a data de validade escrita terão validade limite até o final de placa da vistoria do ano de 2019. Caso o auxiliar seja flagrado com documento não vinculado à autorização, ele estará sujeito às infrações do Código Disciplinar dos Táxis.

Para ter acesso ao novo serviço online, é preciso realizar o cadastro no portal, selecionar a aba ‘Transporte’ e em seguida ‘Operadores de transporte’. O auxiliar que já possui o RATR (registro de auxiliar de transporte) no modal táxi, poderá realizar os serviços pela internet.

O auxiliar só estará vinculado a uma autorização após o aceite do convite pela outra parte e a confirmação do sistema. Caso possua alguma exigência cadastral, o processo de vinculação não será concluído e o auxiliar deverá abrir processo administrativo para atualização de cadastro em uma das regionais da SMTR (https://www.rio.rj.gov.br/web/smtr). Todos os serviços continuam disponíveis também na sede da secretaria.

Mulheres terão curso grátis

Estão abertas as inscrições para mais uma edição do ‘Oficina sob Medida’ para mulheres, que o Detran promove dia 26. Ao todo, serão oferecidas 40 vagas, gratuitas. São quatro horas de aulas teórica e prática, das 13h às 17h, na Escola Pública de Trânsito, na Lapa. As inscrições podem ser feitas pelo portal do Detran e as selecionadas serão avisadas por e-mail ou telefone.

No curso, com certificado no final, elas aprenderão noções básicas para identificar e consertar problemas mecânicos e elétricos simples em seus veículos. Para participar, é preciso ter Carteira Nacional de Habilitação válida, não estar suspensa ou cassada e nem ter atingido o limite de 20 pontos nos últimos 12 meses.

Últimas de Rio De Janeiro