Programas de graça (ou quase) para a criançada

Atividades ao ar livre, em centros culturais ou shoppings prometem muita diversão

Por O Dia

Rio - Cheias de imaginação, as brincadeiras são a melhor prova de que é possível se divertir de graça. No Dia das Crianças, a dica é aproveitar a previsão de tempo firme e levar os pequenos para atividades especiais ao ar livre no Rio.

No Quiosque Zeronove, do Aterro do Flamengo, a ONG Teto faz o Piquenique do Bem, das 13h às 18h, com oficina de purpurina, slackline e bambolê. Quem passar o dia no Jardim Botânico vai poder participar de oficinas de jardinagem, culinária e reciclagem de brinquedos, troca-troca de livros e brinquedos, das 10h às 16h.

A Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, recebe uma visita especial a partir das 14h: as princesas da Disney vão brincar e tirar fotos com a garotada. No Campo de São Bento, em Niterói, vai nevar com a apresentação de ‘Um Musical Congelante’, às 12h.
Espaços culturais, clubes e até casas de shows também têm atrações indoor. O Imperator, no Méier, traz a partir das 13h a Olimpíada de Brincadeiras Populares. Oficinas de pipa, história em quadrinhos e origami completam a programação do dia, que começa às 10h.

Slackline é uma das atrações do piquenique da ONG Teto%2C no AterroDivulgação

Na Biblioteca Parque Estadual, a oficina ‘Sucata Sinfônica’ vai ensinar a fazer instrumentos musicais com lixo, às 14h. Pequenos que visitarem a partir das 13h as exposições do CCBB vão ganhar pipoca salgada, biscoito Globo, guaraná natural e algodão doce.

Também não vai faltar oportunidade para a criançada fazer e ver arte. No Museu de Arte do Rio (MAR), às 14h e às 17h, tem a oficina ‘Estação do Desenho’. O museu tem entrada gratuita especialmente nesta data. Na Caixa Cultural, o dia é de ‘Gente Arteira’, com oficinas de máscaras cubistas às 14h.

Vários shoppings estarão abertos em horários especiais. O NorteShopping funciona das 10h às 22h e o Via Brasil, das 12h às 21h. Já o Recreio Shopping e o Shopping Tijuca terão lojas abertas das 13h às 21h, enquanto no Ilha Plaza e no Plaza Shopping Niterói as lojas abrirão das 15h às 21h. Além de lojas, restaurantes, cinemas e espaços de lazer, os seis empreendimentos prepararam atrações divertidas, algumas gratuitas, para animar ainda mais o dia.

Agenda

Favela Mundo

Alunos de teatro, música e violão da ONG Favela Mundo apresentam o espetáculo ‘Circo Favela Mundo’. A partir das 9h, no Museu da Maré (Av. Guilherme Maxwell 26). Grátis.

Clubinho Safári

No Shopping Santa Cruz (Rua Felipe Cardoso 540), palhaços, malabaristas, mágicos e ‘personagens vivos’ vão interagir com a criançada. A partir das 15h. Entrada grátis.

Cidade das Artes

O dia na Cidade das Artes, na Barra, será dedicado à arte de brincar, resgatando passatempos tradicionais. A partir das 14h, há intervenções artísticas, música, contação de histórias e criação de pipas. O espetáculo ‘Farra dos Brinquedos’, mistura de música e números teatrais, encerra a tarde.

Sebinho na P. Pio XI

O Sebinho na Praça Pio XI, no Jardim Botânico, comemora 12 anos justamente amanhã. Das 10h às 13h, haverá recreação, contação de histórias e oficina de percussão para a criançada. A brincadeira começa às 10h com a tradicional troca de livros. Haverá ainda recreação, contação de histórias e oficina de percussão para a criançada.

Amigos da onça

A partir das 9h, os Amiguinhos da Onça ocupam a Praça Paris, na Glória, com oficinas de máscaras de animais, perna de pau e yoga para crianças. Tem ainda as tradicionais brincadeiras de pique bandeira e pau de fita, além de apresentações de maracatu.

Disney na Quinta

Personagens vivos vão levar a magia da Disney para a Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão. As princesas da Disney vão brincar e tirar fotos com a garotada. Outra atração tradicional é o Jardim Zoológico, que fica no mesmo endereço. Entrada a R$ 6 (criança até 1m não paga). Das 9 às 17h.

Bailinho no Circo

Hamilton de Holanda lança seu primeiro disco infantil, ‘Alegria’, com participação de Roberta Sá. Oficinas de alimentação, capoeira e grafite completam o dia. Circo Voador (Rua dos Arcos, s/nº, Lapa), a partir das 14h. R$ 20 com um 1kg de alimento.

?Reportagem da estagiária Alessandra Monnerat

Últimas de Rio De Janeiro