Padre Omar: O que é oração?

É justamente a essa conversa de partilha de vida que chamamos de oração. E o lindo é que podemos praticá-la em qualquer lugar, a qualquer hora

Por O Dia

Rio - É possível perceber que existem pessoas que só procuram a Igreja quando precisam pedir algo a Deus e que existem outras que se negam a pedir o que quer que seja, por acreditarem que Ele tem coisas mais importantes com que se preocupar. Ora, esses extremos não são positivos! É preciso que haja equilíbrio nessa relação com o Senhor! É por isso que enxergar que a nossa vida espiritual se desenvolve por meio da amizade com Jesus faz diferença...

Resiste ao tempo uma amizade em que alguém só pede coisas ao outro? Ou uma em que se deixa de falar do que precisa e aspira? Não! Com alguém próximo assim, a gente estabelece uma relação que implica partilha da vida. De outra forma, não se trata de amizade verdadeira, não é? E partilhar a vida é dizer ao outro tudo o que se vive, é ter o coração irmanado pelas expectativas e sonhos, consolar e ora ser consolado.

É justamente a essa conversa de partilha de vida que chamamos de oração. E o lindo é que podemos praticá-la em qualquer lugar, a qualquer hora. Basta querer! É como se sempre houvesse um sinal wi-fi liberado, cabendo a nós aproveitá-lo. É tão simples!
A importância de rezar sempre e nunca desistir da oração é o tema tratado pela liturgia deste domingo, ao narrar a história da viúva que pleiteia seu direito junto a um juiz pouco interessado, que, no entanto, no fim lhe faz justiça por estar cansado da sua insistência. Diz Jesus: “E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar?” (Lc 18, 7)

Se aprendemos a confiar nos nossos amigos, que são falhos como nós, muito mais fácil é confiar em Deus, que é fiel!

... Talvez o que nos falte seja a percepção de que é possível estabelecer uma relação de partilha com o Senhor. Diferente do que muita gente pensa, Ele fala conosco, sim, de muitas maneiras: pela Sagrada Escritura, pelos fatos do cotidiano, na nossa intuição, pela boca de quem está ao nosso lado. Converse com Jesus! Ele está te esperando.