Eleitores cariocas conhecem novo prefeito neste domingo

Novo prefeito eleito neste domingo vai herdar uma cidade com problemas graves, como a falta de segurança e o orçamento apertado

Por O Dia

Rio - O carioca vai conhecer esta noite o ‘Marcelo’ que comandará o Rio pelos próximos quatro anos, a partir de de janeiro de 2017. Marcelo Crivella, do PRB, e Marcelo Freixo, do Psol, disputam a preferência do eleitor e trabalham, nos últimos momentos da campanha, contra os votos brancos e nulos.

Afinal, as últimas pesquisas de intenção de voto para o segundo turno do Rio apontam que cerca de 20% dos cariocas não pretendem votar hoje nem em Crivella nem em Freixo. O percentual alto evidencia o que já ocorreu no primeiro turno das eleições no Rio, quando a soma de brancos, nulos e de abstenções chegou a 38,1%, número recorde na capital.

No primeiro turno, 473.324 eleitores anularam o voto, enquanto 204.110 votaram em branco. Outros 1.189.187 não compareceram à votação. O temor é que hoje as abstenções sejam ainda maiores. Motivo: o feriado do Dia do Servidor Público, comemorado na última sexta-feira, pode ter incentivado o deslocamento de parte dos moradores da cidade para longe de suas zonas eleitorais. Além disso, algumas universidades públicas transferiram o feriado para amanhã, o que também pode estimular emendá-lo com o de Finados, na próxima quarta-feira.

O novo prefeito eleito neste domingo vai herdar uma cidade com problemas graves, como a falta de segurança e o orçamento apertado para cumprir as promessas de melhorias na vida dos servidores e dos cidadãos.

Últimas de Rio De Janeiro