Reclamar Adianta: Evite comportamento de risco

Quase metade dos brasileiros foi vítima de fraude com cartões nos últimos cinco anos. Por isso, redobre o cuidado com seus dados pessoais

Por O Dia

Rio - Quase metade dos brasileiros foi vítima de fraude com cartões nos últimos cinco anos. Por isso, redobre o cuidado com seus dados pessoais. A chance de ter seus dados pessoais roubados também cresceu devido ao uso de smartphones e tablets. Nunca deixe que levem o cartão para longe e peça para que tragam a máquina até você. Não crie senhas fáceis demais, como datas de aniversário ou números de telefone. Na internet, o cuidado deve ser ainda maior. Não preencha cadastros nem faça compras em sites desconhecidos. Verifique se o endereço do site tem o http do endereço seguido de um ‘S’ no final e se aparece um cadeado à esquerda do endereço da página. É bom checar se o site que você está navegando é mesmo a página oficial da loja ou empresa. A desconfiança também tem que acontecer com os preços. Se a oferta estiver barata demais, pode ser um truque para atrair novas vítimas.  

'Enquanto os fornecedores não forem severamente punidos pelos seus atos contrários à dignidade do consumidor, obrigando-os a melhorar o serviço prestado, o número de reclamações e de processos judiciais não será reduzido', Miguel Barreto%2C advogado e autor do livro ‘A Indústria do Mero Aborrecimento’Divulgação

Poste caindo 

Na Estrada do Campinho, próximo ao nº 4.766, há um poste com risco de queda há sete anos! Já entramos em contato com a Light e nada foi feito! Jorge J. Gouveia, Campo Grande

A Light informa que já instalou um novo poste na localidade e que irá retirar o antigo na segunda quinzena de novembro. Light, Assessoria de imprensa

Telefone mudo 

Desde dia 12 o telefone fixo não funciona e a internet pega mal. O problema ficou resolvido por algumas horas e logo o telefone voltou a ficar mudo. Daniele Pinto, Queimados 

A Cedae informa que o abastecimento já estava normalizado, mas foi necessário realizar serviços emergenciais que influenciaram no abastecimento de parte da região.

A Oi entrou em contato com a cliente e confirmou que, após solicitação de reparo, seu fixo e Velox estão funcionando normalmente.

Data de vencimento 

Sou servidor público estadual e meu salário não é pago há muito tempo no primeiro dia útil do mês. Por isso, pedi a alteração da data de vencimento de algumas contas, entre elas, a da Sky, mas a dificuldade é tanta para algo que me parece ser tão simples! Paulo César, São Gonçalo – Região Metropolitana 

Nossa equipe de atendimento entrou em contato com o consumidor e esclareceu que a alteração do vencimento demora entre 90 a 120 dias para ocorrer após a sua solicitação. Sky, Assessoria de Imprensa 

Sem água

Moro na Rua Soldado Anélio da Luz. Para ter água é preciso o auxílio de uma bomba. Desde o ano passado a falta d’água tem sido constante. Roberto Gomes, P. de Guaratiba 

A Cedae informa que o abastecimento já estava normalizado, mas foi necessário realizar serviços emergenciais que influenciaram no abastecimento de parte da região. Cedae, Assessoria de Imprensa 

Rodrigo Thomaz%2C da Azevedo Thomaz Ass. JurídicaDivulgação

Dúvidas frequentes

As compras pela internet estão cada vez mais populares, mas toda essa comodidade pode causar dor de cabeça. Muitas vezes a imagem do produto não retrata a realidade e o consumidor fica frustrado. O que muitos não sabem é que existe o Direito de Desistência. Segundo o advogado Rodrigo Thomaz, especialista em Direito do Consumidor e sócio da Azevedo Thomaz Assessoria Jurídica, o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor afirma que este direito pode ser exercido até sete dias após a data da compra, desde que tenha sido feita fora do estabelecimento comercial, ou seja, pela internet, telefone ou em domicílio. “Comprar algo pela internet virou uma prática constante, mas a frustração pelo produto não atender ao que ele anunciava também é muito grande”, explica.

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