Reclamar Adianta: Cuidado com a 'Black Fraude'

Consumidor deve ter cautela para garantir o melhor preço durante as compras no próximo dia 25 de novembro

Por rafael.nascimento

Rio - A Black Friday é uma boa oportunidade, mas é preciso ficar atento para não cair em pegadinhas. O dia de descontos será só no dia 25 de novembro, mas o consumidor pode ser vítima de fraudes. Muitas empresas aumentam os preços antes da data e simulam superdescontos, muitos desanimaram e apelidaram a data de ‘Black Fraude’. Ao entrar no site verifique dados como endereço, telefone fixo ou filial física. Pesquise sobre a reputação da loja ou site que você escolheu. Use as redes sociais e opinião de amigos. Uma das primeiras recomendações é pesquisar e comparar preços do item desejado antes e durante o evento. E isso vale tanto para as lojas virtuais quanto para as lojas físicas. Leia as condições de prazos de entrega e a política de trocas e devoluções antes de finalizar a compra. Guarde todas as informações e e-mails referentes à compra, como número do pedido, confirmação de pagamento e código de rastreio do envio.?

“Antes de ir às compras é fundamental organizar as finanças pessoais e decidir o orçamento dedicado às compras. E pagar à vista". José Vignoli - Educador financeDivulgação

Inscrição indevida

Sou cliente da operadora de telefonia Claro, mas não estava satisfeita com os serviços prestados e decidi solicitar o cancelamento do meu plano. Antes de cancelar, ainda confirmei se havia algum débito pendente e fui informado que não havia! Mas meu nome foi inscrito nos órgãos restritivos. Ilma da Cruz, Vila Kosmos –RJ

A Claro fez contato com a consumidora e, na ocasião, realizou os ajustes por ela contestados. Assessoria de Imprensa da Claro.

TV não entregue

No dia 4.10 comprei uma TV através do site das Casas Bahia com retirada na loja. A data prevista de entrega era 6.10, o que não ocorreu e não houve qualquer contato da loja, apesar do produto constar como entregue pela transportadora. Joyce Fidelis, Honório Gurgel – RJ.

Em atenção ao caso da Sra. Joyce Fidelis, informamos que o item está disponível para retirada na loja escolhida pela cliente. Assessoria de Imprensa Casas Bahia

Falhas no serviço

Sou assinante da Sky. Há um mês tive problemas técnicos com o sinal e um técnico foi à minha casa, efetuou a troca de equipamentos e quebrou várias telhas ao subir no telhado do meu prédio. O problema continuou. A fatura já chegou, estou sem sinal e a síndica do prédio me cobrando o valor das telhas quebradas! Ricardo Almeida, Tijuca – RJ.

O consumidor confirmou a normalização do serviço. Pelo período sem as imagens, foi gerado um crédito que será abatido na mensalidade de novembro. Referente à despesa gerada para o cliente com as telhas, para que ele seja reembolsado, é necessário o encaminhamento do comprovante para a SKY. Assessoria de Imprensa SKY.

Celular com defeito

Comprei um Moto X Play. Na compra foi informado que o celular era prova d’ água, mas com 15 dias de uso o aparelho parou de funcionar. Levei na assistência técnica e me informaram que a placa está oxidada. O aparelho está na garantia, mas querem me cobrar o conserto! Maria Tavares, Cordovil – RJ.

A Motorola lamenta o ocorrido e informa que o caso foi solucionado de forma definitiva junto à consumidora Maria Tavares de Oliveira. Assessoria de Imprensa Motorola.

Thiago Carregal%2C sócio-proprietário do escritório Carregal AdvogadosDivulgação

Dúdidas Frequentes

Com os juros exorbitantes do cartão de crédito cresce cada vez mais o número de pessoas com dificuldades em quitar esse débito. Para evitar essa situação, o consumidor pode pensar em algumas formas para negociar a dívida junto ao credor.

O advogado Thiago Carregal recomenda que o consumidor procure a administradora do cartão para tentar uma negociação. “Questione o valor da dívida, incluindo juros e demais encargos. Isso o ajudará a ter uma real noção do quanto poderá dispor. Estabeleça parcelas fixas e fique sempre atento às cláusulas contratuais”, orienta.

Por fim, evite contrair novas dívidas, utilize do cartão de crédito apenas para compras efetivamente necessárias e que estejam dentro de sua renda mensal. O controle dos gastos é fundamental para uma vida sem dívidas.

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