Padre Omar: Preparo para o Natal

Natal é um grande evento. Talvez a gente pense que não é necessário, que é uma festa 'como outra qualquer', só que não é bem assim!

Por O Dia

Rio - Basta andar pelas ruas ou ligar a televisão para sermos lembrados o tempo todo da proximidade do Natal. E, provavelmente, já começamos a planejar onde, como e com quem vamos celebrar as festas de fim de ano. Mas será que damos a mesma atenção ao preparo do nosso coração?

Talvez a gente pense que isso não é necessário, que é uma festa “como outra qualquer”. Só que não é bem assim! Todo grande evento demanda uma preparação, já reparou? E quanto maior ele é, mais empenho exige...

O Natal é um grande evento. Um dos maiores eventos cristãos, no registro da história! Mas será que a gente dá toda essa importância a ele? É preciso ter a consciência de que se celebra a vinda do Salvador da humanidade para compreender a grandiosidade da comemoração.

Não temos mais como negar que é muito fácil sermos tragados pelos apelos comerciais, que acabam por esvaziar o sentido do Natal. Daí a importância de viver bem o tempo litúrgico do Advento, proposto pela Igreja.

A data marca o acontecimento histórico da vinda de Jesus ao mundo. E remete à certeza do cumprimento de Sua promessa de que voltará para chamar para si os “benditos do Pai” (Mt 25,34). Mas como vamos para junto de Deus se não compreendermos que Sua volta será O grande evento – merecedor de toda a nossa preparação?

A Igreja nos prepara para que a volta do Senhor não nos surpreenda negativamente; para que, ao chegar, Ele não nos encontre frios, indiferentes, dispersos... Que o nosso coração esteja animado e ansioso, como costuma ficar quando alguém que amamos está para retornar de uma longa viagem. Essa é a mais linda preparação que podemos fazer.

Últimas de Rio De Janeiro