Por gabriela.mattos

Rio - Por conta da dificuldade financeira, o governo estadual avalia transferir instalações culturais, como o Theatro Municipal, a Sala Cecília Meireles e o Teatro João Caetano, para a prefeitura. Secretário de Ciência e Tecnologia, que absorverá a partir de janeiro a pasta de Cultura, Gustavo Tutuca (PMDB) diz que conversará com o prefeito eleito, Marcelo Crivella (PRB).

“Primeiro, vamos fazer o enxugamento administrativo da máquina. Depois, discutir parcerias público-privadas e sentar com o prefeito. Em Niterói, o Rodrigo Neves (reeleito) já se comprometeu a manter a Biblioteca Parque; no Rio, temos que esperar o Crivella sentar e analisar o orçamento”, diz. Para se familiarizar com a pasta que herdará, Tutuca tem participado de reuniões com a atual secretária de Cultura, Eva Doris Rosental.

13º em risco

A Prefeitura de Duque de Caxias não tem dinheiro para pagar o décimo terceiro dos servidores municipais, um gasto de uns R$ 80 milhões. Para honrar o compromisso, espera receber até R$ 20 milhões do governo federal:porcentagem da grana que a União arrecadou com a repatriação.

Falando em repatriação

Prefeitos e governadores travam queda de braço em Brasília. Cada grupo quer aumentar a sua fatia.

Deputado Corrêa

Desde que deixou a Secretaria Estadual do Meio Ambiente para retornar à Assembleia Legislativa, André Corrêa (DEM) tem atuado como uma espécie de co-líder do governo. 

Presidente articulista

Para tentar melhorar a imagem, Michel Temer enviará, toda quarta-feira, artigos para redações de jornais. O primeiro será sobre o vírus Zika.

Conversas
Único prefeito a se reeleger na Região Metropolitana, Rodrigo Neves (PV) se reuniu com PPS, PDT e PRB para pensar em estratégias para a eleição de 2018. Os dois últimos partidos, no entanto, também cogitam lançar candidato próprio ao governo estadual.

Palácio Guanabara

Apontado no meio político, ao lado de Eduardo Paes (PMDB), como um bom nome para disputar o Palácio Guanabara, Neves publicamente nega o interesse: “Estou superconcentrado em Niterói para que não ocorra aqui o que estamos vendo em muitos municípios e no estado.” Ontem, ele participou de encontro da Frente Nacional dos Prefeitos.

Eleição presidencial

A corrente do PDT que quer ter candidato próprio no Rio argumenta que a medida é essencial para fortalecer o palanque de Ciro Gomes (CE) na disputa pela Presidência.

Você pode gostar