Região do VLT terá sinalização de LED para alertar pedestre

Iluminação especial já é usada no exterior

Por O Dia

Marcações no chão facilitam a visualização de quem está no celularDivulgação

Rio - Para garantir mais segurança a quem anda pelas ruas do Centro do Rio, principalmente aqueles que não tiram os olhos do celular, a prefeitura irá testar nas próximas semanas um semáforo de luzes de LED no chão para avisar que um VLT vem vindo. A tecnologia já é usada na Alemanha. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, duas empresas se interessaram em fazer o teste gratuitamente em algum cruzamento da Linha 1 do VLT Carioca.

O órgão informou que os nomes das empresas são serão divulgados porque se trata de um período de testes da tecnologia. Inaugurado em 5 de junho, o VLT Carioca não registrou nenhum acidente com pedestre nesses seis primeiros meses de operação. A única colisão no sistema aconteceu na noite do dia 29 de julho, quando a frente de uma composição foi atingida por um ônibus no cruzamento das avenidas Beira-Mar e Antônio Carlos. Nenhum passageiro ficou ferido na ocasião.

MUDANÇA DE COR
De acordo com o site ArchDaily, a medida já foi adotada em pelo menos duas cidades alemãs: Colônia e Augsburgo. Esses semáforos são faixas de luzes de LED localizadas nas esquinas das calçadas, próximas aos cruzamentos de pedestres, que começam a piscar ou mudam para a cor vermelha ao reconhecer a aproximação de um carro, ônibus ou VLT.

A opção nas cidades alemãs está ligada a uma pesquisa realizada pela companhia Dekra em Amsterdã, Berlim, Bruxelas, Paris, Roma e Estocolmo que revelou que quase 17% dos pedestres usam seus celulares enquanto caminham pelas ruas e que a maior parte deles tem entre 25 e 35 anos (22%).

Últimas de Rio De Janeiro