Aumento de IPTU será menor em 2017 para imóveis no Rio: 6,58%

No ano passado, reajuste foi de 10,71%. Pagamento da cota única dá desconto de 7%

Por O Dia

Rio - O reajuste do Imposto Predial e Territorial Urbano para 2017 no Rio será menor que o praticado em 2016. A prefeitura anunciou ontem que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E) de 6,58%, divulgado pelo IBGE e que corresponde à correção da inflação no acumulado do ano, será usada como base de cálculo para o reajuste. Para este ano, o reajuste anunciado em dezembro de 2015 foi de 10,71%. O desconto para quem optar em pagar em cota única terá desconto de 7%, o mesmo praticado este ano.

“Ninguém gosta de reajuste, ainda mais em um ano de crise como esse que estamos vivendo. Porém, o reajuste foi abaixo da inflação até o momento. Isto significa um certo ‘alívio’ no bolso”, comenta a jornalista Bette Romero, de 62 anos, que tem imóvel no Leme e divide o IPTU do apartamento da mãe, que mora na Tijuca, junto com três irmãos. Para ela, no entando, o correto mesmo seria um redutor ainda maior “por conta de tudo o que a cidade faturou com a Olimpíada e Paralimpíada, os novos ganhos gerados com os eventos.”

“Por cerca de três meses tive o meu direto de ir e vir completamente tolhido por obras, fechamentos, cercamentos etc. Porém, não tivemos nenhum bônus com isso”, destaca ela, que pretende pagar em conta única para aproveitar o desconto de 7%, neutralizando, assim, o reajuste. “Eu sempre pago em cota única, justamente por isso. Nenhum investimento renderia isto e ainda tem a chateação de lembrar de pagar todo o mês”, ressalta.

A prefeitura informou ainda que os contribuintes com cotas de IPTU vencidas ou a vencer podem evitar que o valor da dívida seja corrigido pela inflação, desde que realizem o pagamento do débito ainda neste ano, até o último dia do expediente bancário.

Os imóveis que possuem final de inscrição de 0 a 5 devem pagar a cota única ou a primeira parcela do imposto no dia 10 de fevereiro. Os demais, com final de inscrição de 6 a 9, têm a data de 13 de fevereiro para realizar o pagamento. Quem direcionou créditos do programa Nota Carioca para garantir o abatimento no IPTU 2017 já receberá o carnê com o valor do imposto reduzido.