Rio - O Procon Estadual autuou, nesta quinta-feira, dois mercados em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. De acordo com os agentes, 286 kg de alimentos impróprios para o consumo foram descartados.
Na Casa Tevere, na Rua Domingues de Sá, n°166, em Icaraí, havia 171kg de produtos diversos, sendo 150kg só de bacalhau cozido sem informação da validade, além de 6kg de orelha de porco, 13kg de costela e 2kg de recheio para salgados. O local também não tinha certificado de potabilidade da água. Os fiscais deram prazos de 24 horas para a comprovação da limpeza da caixa d'água e de 15 dias para a apresentação do certificado.
Já no Novo Rio, na Rua Santa Rosa, nº 25, em Santa Rosa, além de 115kg de alimentos impróprios para o consumo, o mercado estava com as duas câmaras frigoríficas em condições precárias de higiene: piso, paredes e teto com mofo; rachaduras; buracos; acúmulo de água; pallets de madeira — a lei estabelece que os suportes devem ser de plástico; ferrugem nos ganchos e prateleiras; restos de alimentos no chão; porta enferrujada e quebrada. O local também não tinha certificado de potabilidade da água. Os agentes do Procon deram um prazo de 15 dias para os reparos, sob pena de interdição.
Procurada pelo DIA, o gerente da Casa Tavere informou que os alimentos estavam cozidos porque seriam usados em pratos para serem comercializados nesta quinta-feira. De acordo com ele, o certificado da água não estava no local porque ele pertence ao condomínio que o mercado pertence e ainda ressaltou que as mudanças estão sendo feitas para atender as exigências do orgão. No Novo Rio, até o momento não foi encontrado nenhum responsável para falar sobre as irregularidades.