Por gabriela.mattos

Rio - Quais os cuidados ao alugar um imóvel para temporada? Checar localização e a segurança do imóvel, primeiramente. As precauções começam pela idoneidade do locador (ou da imobiliária) e as características do imóvel. Busque referências, comentários na internet de outros clientes que já se hospedaram no local. Verifique a localização do imóvel pelo Google Maps e veja a distância do local até a praia, por exemplo.

Observe as condições de acesso, se há padarias e supermercados próximos. Caso a locação seja feita diretamente com o proprietário, sem intermediação de uma imobiliária, por exemplo, faça um contrato detalhado, como as datas de entrada e saída do imóvel, nome e endereço do proprietário, preço e forma de pagamento, local de retirada e entrega das chaves. Se as condições da casa forem diferentes do que foi prometido, o locatário tem o direito de exigir a devolução do valor pago.

"Há mais de 170 mil firmas devendo mais de R$ 20 bi de FGTS. Denuncie pelo telefone 158 e reconstrua saldo em www.fundodevido.org.br. De graça", diz Mario Avelino, pres. do Instituto Doméstica LegalDivulgação

Data de vencimento

Minha conta Sky tinha vencimento no 10º dia do mês. Em outubro mudou para o 17º. Após a mudança, quando vencia, cobrança passou a aparecer a cada 15 minutos ocupando quase a tela inteira. Marcus Vinícius Fernandes, Taquara – RJ.

A Sky esclarece que sempre que uma fatura fica em atraso por determinado número de dias, a própria empresa muda a data de vencimento da mensalidade, para que não haja futuros atrasos. O cliente confirmou a normalização do sinal em sua residência. Assessoria de Imprensa Sky.

Sinal da TV

Minha Claro TV está dando problema. Já liguei para a central de atendimento, mas não consigo resolver o problema. Toda hora o sinal some e volta. Fui informado que para um técnico vir à minha residência tenho que pagar o valor de 60. Elaine Cristina Costa, Jardim Anhangá – Duque de Caxias.

A Claro informa que, após visita técnica realizada na residência da cliente, o caso foi solucionado. Assessoria de Imprensa Claro.

Envio da conta

A Nextel suspendeu o envio de contas para a minha residência. Já fiz três solicitações para que retome o envio. A empresa se compromete a enviar e nunca o faz. Por causa disso, já tive que pagar a conta com atraso. Como faço para assegurar o recebimento mensal da fatura em minha casa? Daniel de Carvalho, Santa Teresa – Rio de Janeiro.

A Nextel pede desculpas pelo transtorno causado e esclarece que o cliente foi contatado e informado que as faturas serão encaminhadas no endereço cadastrado. A empresa está à disposição para mais esclarecimentos por meio dos seus canais oficiais. Assessoria de Imprensa Nextel.

Sem água

Minha rua está sem abastecimento de água há três semanas. Estou rigorosamente em dia com as minhas obrigações. Gostaria também que a concessionária cumpra com as suas. Preciso do abastecimento com extrema urgência. Estou sem água! Jorge Dias, Chatuba – Mesquita.

A residência fica na parte alta. Com o alto consumo no calor das últimas semanas, o abastecimento pode sofrer flutuação. Cedae realiza manobras emergenciais na região. Foi encaminhado carro-pipa para abastecer o imóvel, com 10 mil litros. Assessoria da Cedae

Dúvidas Frequentes 

Com Luciana Gouvêa, advogada e diretora da Gouvêa Advogados Associados

A advogada Luciana G. Gouvêa explica que a companhia aérea tem o dever de esclarecer aos passageiros sobre atrasos e a empresa deve reorganizar para que os passageiros não percam conexões com outros voos. “O passageiro deve ter direitos resguardados e ser ressarcido dos danos materiais e morais sofridos”. O dano material, quando alguém sofre prejuízo financeiro por ação irregular de pessoa ou empresa, pode ser comprovada pelos gastos que o passageiro teve que fazer devido ao cancelamento ou do que deixou de usufruir, mas já havia sido pago, como uma diária de hotel ou carro.

Luciana Gouvêa%2C advogada e diretora da Gouvêa Advogados AssociadosDivulgação

O dano moral visa à reparação pelo abalo emocional sofrido. Perda de viagem de férias, casamento de filho ou palestra podem sim ser ressarcidos. Nos casos em que a empresa de aviação negar o ressarcimento, ou que deixar de oferecer todo suporte necessário aos passageiros, vale buscar reparação no Poder Judiciário.

?Coluna de Átila Nunes

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