Oito hospitais municipais realizam mutirão de cirurgias neste fim de semana

Ao todo, 80 procedimentos serão realizados até domingo

Por O Dia

Rio - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou neste sábado um mutirão de cirurgias para diminuir as filas dos hospitais da rede municipal. Até domingo, serão realizados 80 procedimentos em oito hospitais. Neste primeiro fim de semana as especialidades atendidas serão ortopedia, vascular, geral, otorrinolaringologia, urologia e pediátrica.

De acordo com a SMS, o projeto é parte da estratégia reduzir as filas de espera no Sistema de Regulação, o Sisreg. Ao todo, 7.669 pessoas aguardam algum procedimento nas unidades municipais. Com isso, poderão ser atendidos alguns dos cerca de 140.387 cidadãos que estão cadastrados no Sisreg aguardando por cirurgia, consultas ou exames.

Hospital Salgado Filho, no Méier, participa de mutirão neste fim de semanaCarolina Moura / Agência O Dia

Todas os procedimentos serão realizados pelos corpos clínicos próprios dos hospitais envolvidos no mutirão, com horários ajustados para suprir as escalas do sábado e do domingo. Mais de 100 profissionais da saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, instrumentadores, entre outros.

A secretaria espera realizar, nos próximos fins de semanas, cirurgias de outras especialidades e atender outros hospitais da rede.

Além da mutirão, a prefeitura já autorizou a convocação de 518 profissionais de saúde aprovados no último concurso público, realizado em 2013. Serão convocados 124 enfermeiros, 314 técnicos de enfermagem, 40 de radiologia e 40 de laboratório.

Oito hospitais municipais realizam mutirão de cirurgias neste fim de semanaMariana Ramos

O secretário municipal de Saúde, Carlos Eduardo de Mattos, acompanhou o início do mutirão no Hospital Jesus, em Vila Isabel, na zona norte do Rio. Segundo ele, o mutirão vai continuar até que a prefeitura convoque os profissionais de saúde aprovados em concurso público.

“Esse mutirão vai continuar nos fins de semana seguintes até que o banco de enfermagem se apresente. As alas cirúrgicas dos nossos hospitais estão fechadas por falta de enfermagem. Quando esse banco de enfermagem se apresentar, o prefeito Marcelo Crivella já autorizou o chamamento desse banco, nós vamos então ampliar o horário durante a semana de cirurgias que irá até as 21h e continuaremos nos finais de semana”, afirmou o secretário. 

Oito hospitais municipais realizam mutirão de cirurgias neste fim de semanaMariana Ramos

Hospitais que participarão do mutirão:

- Souza Aguiar (Centro)

- Miguel Couto (Leblon)

- Salgado Filho (Méier)

- Lourenço Jorge (Barra da Tijuca)

- Albert Schweitzer (Realengo)

- Rocha Faria (Campo Grande)

- Ronaldo Gazolla (Acari)

- Jesus (Vila Isabel).

Com informações da Agência Brasil

Últimas de Rio De Janeiro