Drone na praia para evitar afogamentos

Bombeiros vão ampliar uso no Carnaval

Por O Dia

Rio - Um drone está sendo usado na prevenção de afogamentos nas praias cariocas. O equipamento está sendo operado por bombeiros. “É o uso da tecnologia em prol da população, para ajudar a salvar vidas”, disse ontem o tenente-coronel Rodrigo Bastos, responsável pela Coordenadoria de Operações com Veículo Aéreo Não Tripulado.

As imagens captadas por uma câmera de alta resolução instalada no drone são transmitidas em tempo real para um tablet que fica com o piloto e também para o Centro de Operações do Corpo de Bombeiros. “Ali, a gente faz a marcação dos pontos perigosos e tem a localização exata para poder trabalhar essa parte preventiva. A gente procura fazer com que (os banhistas) não se afoguem. A intenção é essa”, explicou o bombeiro.

Além disso, o equipamento apoia o trabalho do Corpo de Bombeiros em salvamentos aquáticos e terrestres, na busca de pessoas e no resgate de corpos de afogados.

O drone é requisitado de acordo com a necessidade do comandante da área. Atualmente, o equipamento é usado na Zona Sul. O trabalho é intensificado nos fins de semana, quando as praias ficam mais cheias, e poderá ser ampliado no Carnaval.

Últimas de Rio De Janeiro