Secretaria Estadual de Saúde assume  transição do Rio Imagem

Previsão é de que o Rio Imagem volte a funcionar de forma parcial, com a realização de exames básicos, na próxima segunda-feira

Por O Dia

Rio - A Secretaria Estadual de Saúde (SES) assumiu o Centro de Diagnóstico por Imagem (Rio Imagem) até que haja a assunção por nova gestora. A previsão é de que o Rio Imagem volte a funcionar de forma parcial, com a realização de exames básicos, na próxima segunda-feira (20), e que o pregao para seleção da nova gestora seja realizado no dia 2 de março.

Seguindo a recomendação da Defensoria Pública do Rio (DPRJ), a Secretaria de Saúde formou uma equipe de transição que está fazendo uma força tarefa em um call center para avisar as pessoas que estavam com exames marcados que os serviços estão temporariamente suspensos e que elas serão informadas quando o serviço for restabelecido. Uma equipe de humanização também foi formada pela Secretaria para acolher as pessoas que estão indo até o Rio Imagem por estarem com exames marcados ou para buscarem seus exames.

A unidade, que é referência em exames de alta complexidade, reúne equipamentos de última geração utilizados em ressonâncias magnéticas, tomografias, mamografias, ultrassonografias, ecocardiogramas, raio x, dentre outros exames de baixa, média e alta complexidade, para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Estima-se que cerca de mil exames sejam realizados no Rio Imagem por dia.

A recomendação foi elaborada pela Defensoria após vistoria realizada na sexta-feira (10), em que as coordenadoras de Saúde e Tutela Coletiva, Thaísa Guerreiro, e de Fazenda Pública, Samantha Oliveira, constataram suspensão no agendamento, cancelamento de exames e problemas na entrega de resultados, inclusive sem comunicação prévia aos pacientes.

Últimas de Rio De Janeiro