Rio - O deputado federal Ezequiel Teixeira (PTN) pediu nesta segunda-feira abertura de inquérito para que o Ministério Público investigue uma série de irregularidades na apresentação de blocos carnavalescos na Ilha de Paquetá neste final de semana. A ação do parlamentar foi motivada por denúncias de moradores da ilha, após o desfile do Pérola da Guanabara, no último sábado.
Para o parlamentar, é preciso identificar e responsabilizar aqueles que deram as autorizações para o evento, considerado de grande porte, apesar do lugar não comportar tanta gente. De acordo com a CCR Barcas, 12 mil pessoas fizeram o trajeto Praça XV-Paquetá, o triplo do número de habitantes da ilha.
"Paquetá não tem estrutura para eventos dessa natureza. Quem deu as autorizações? A barca fez algum estudo para aumentar o transporte para a ilha dessa maneira? Havia policiamento suficiente?", questiona Ezequiel.
Fotos enviadas por moradores ao parlamentar mostram alguns dos problemas provocados pela passagem do bloco, como lixo espalhado pela ilha e danos ao patrimônio histórico. Em algmas imagens, é possível ver jovens fantasiadas sentadas na histórica cruz que fica em frente à Igreja de São Roque. O cruzeiro de madeira indica a existência ali de um cemitério