Padre Omar: Tempo e espiritualidade

É tempo de percebermos se estamos em sintonia com Deus, se nos deixamos iluminar por Ele

Por O Dia

Rio - Há momentos em que nos voltamos mais para os estudos, outros, para a nossa vida profissional ou para a afetividade... Essas pausas focadas são fundamentais para crescermos em alguns aspectos, não é verdade? É preciso a consciência de que a nossa espiritualidade também precisa desse olhar cuidadoso e que, justamente por isso, a Igreja nos convida a viver momentos fortes de oração e penitência, como este da Quaresma.

Temos, diante de nós, 40 dias para dedicarmos mais atenção à nossa vida interior. É tempo de percebermos se estamos em sintonia com Deus, se nos deixamos iluminar por Suas palavras e exemplos e também de questionar nossas atitudes e de descobrir se existe o desejo de uma vida comprometida com a fé que abraçamos.

O evangelho deste domingo narra Jesus no deserto sendo tentado. Os 40 dias e 40 noites simbolizam uma vida inteira de tentações, exatamente como acontece conosco! Somos incessantemente obrigados a fazer escolhas, que podem ser boas ou não. Podemos optar por atender aos apelos egoístas que surgem em nós ou por fazer a vontade do Pai, que sempre é especialmente voltada para aqueles que estão excluídos de alguma forma.

É verdade que podemos orientar nossa vida para o acúmulo de bens e o desfrute dos prazeres, para a busca do poder religioso ou mesmo político, que conquistem para nós força e reconhecimento social. Mas essas vias nada mais são do que tentações, que nos afastam do desejo do Senhor para as nossas vidas: ter uma história pautada pelos ensinamentos bíblicos, de forma que a lógica humana esteja sempre submissa à divina, sem julgar que a felicidade vem da autoafirmação e do domínio sobre os outros.

No entanto, para que consigamos viver conforme a vontade do Senhor é preciso oração, jejum e penitência, como ensina a tradição cristã. Existem diversas práticas, muito simples, que podem se adequar a todos os estilos de vida, à disposição de todos nós. O importante é aproveitar esse tempo forte da graça de Deus, em preparação para a Páscoa do Senhor. 

Padre Omar: é o Reitor do Santuário do Cristo Redentor do Corcovado.

Faça perguntas ao Padre Omar pelo e-mail padreomar@padreomar.com

Acesse também www.padreomar.com e www.facebook.com/padreomarraposo

Últimas de Rio De Janeiro