Levantamento revela que mais de 2 mil PMs estão cedidos a órgãos

Há policiais atuando até fora do estado

Por O Dia

Rio - Um levantamento realizado pelo SBT Rio revelou que mais de dois mil policiais militares estão fora das ruas e fazem segurança para outros órgãos públicos. Existem policiais militares que estão até fora do estado atuando em Brasília e Paraná.

O levantamento feito pela Secretaria de Estado de Segurança, a pedido da emissora apontou que 2.034 PMs estão cedidos a outros órgãos. Se eles tivessem distribuídos nas ruas, representariam efetivo de cinco batalhões, como Ilha do Governador, Jacarepaguá, Tijuca, São Cristóvão e Botafogo.

Em primeiro lugar em número de policiais cedidos, está a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESEG) com 428 militares distribuídos em órgãos como o Centro Integrado de Comando e Controle. Em segundo, aparece a Casa Civil com 253 PMs atuando no Palácio Guanabara e Palácio Laranjeiras.

O judiciário e legislativo também entram no topo do ranking. O Ministério Público tem 227 policiais cedidos, o Tribunal de Justiça tem 205 fazendo a segurança de magistrados e promotores e a Alerj, com 146 oficiais, resultando em uma média de mais de dois agentes para cada deputado estadual.

A lista conta com oficiais até em instituições fora do Rio, como o Supremo Tribunal Federal e Assembleia Legislativa do Paraná. Procurada, a Polícia Militar não se pronunciou sobre o assunto até o fechamento desta edição. 

Últimas de Rio De Janeiro