Vigilância Sanitária faz megaoperação para inspecionar carnes em supermercados

Órgão da Prefeitura do Rio volta às ruas nesta segunda-feira para coletar amostras de carnes e derivados em grandes redes de mercado da cidade

Por O Dia

Rio - A Vigilância Sanitária do município do Rio volta às ruas, na manhã desta segunda-feira, para realizar uma megaoperação com o objetivo de para coletar amostras de carnes e derivados nos grandes supermercados da cidade. A ação começou no último sábado, com o recolhimento de amostras de carnes refrigeradas embaladas a vácuo, por conta da operação "Carne Fraca", que achou adulterações e péssimas condições dos produtos.

Nesta segunda operação serão intensificadas as fiscalizações de empanados de frango, linguiça, salsicha, mortadela e carne moída, assim como a linguiça fresca, a mortadela e a salsicha, que foram incluídos nesta inspeção, que acontecerá até a próxima sexta-feira.

Fiscais já haviam feito uma operação neste sábadoEstefan Radovicz / Agência O Dia

??A megaoperação contará com 10 técnicos, que vão iniciar as ações a partir de grandes hipermercados da Barra da Tijuca e depois percorrer vários estabelecimentos da Zona Oeste, coletando amostras, verificando validade das embalagens e as condições em que os alimentos estão sendo armazenados e refrigerados.

O material coletado será encaminhado ao Laboratório Municipal de Saúde Publica, que vai fazer análises microbiológica (verificar contaminação por microorganismos, como a salmonela), de rotulagem (verificação da composição do produto), microscopia (para detectar corpos estranhos no alimento e se há indícios de fraude), análise sensorial (verificar cor, textura e odor) e análise físico-químico (deterioração e alteração na cor).

Após as análises, os produtos com amostras insatisfatórias terão os lotes retirados de circulação. O mesmo vai acontecer com os alimentos que apresentarem validade vencida e com temperatura inadequada, quando os técnicos estiverem no estabelecimento.

Entre as marcas pertencentes a BRF estão as líderes em venda Sadia e Perdigão%2C enquanto a JBS controla Friboi%2C Seara e Swift%2C entre outras.Divulgação


Últimas de Rio De Janeiro