Maior evento esportivo da Baixada

Organizado pelo jornal O DIA, Jogos da Baixada chegam à 20ª edição com abertura inédita no Parque Olímpico da Barra

Por O Dia

Rio - As mesmas instalações por onde passaram o velocista Usain Bolt e o nadador Michael Phelps, dois dos maiores atletas da história, vão abrigar os jovens da Baixada que veem no esporte a chance para uma carreira de sucesso.

Será no próximo sábado (10), no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, a cerimônia de abertura da 20ª edição dos Jogos da Baixada: o maior evento socioesportivo da região. Após solenidade na Arena Carioca 1, já começa a disputa para os times de futsal masculino e handebol masculino e feminino.

A festa de abertura será transmitida ao vivo no Facebook do DIA  e a cobertura completa será publicada no blog Jogos da Baixada . 

Competições começam no próximo sábado%2C no Parque Olímpico da Barra da Tijuca Daniel Castelo Branco / Agência O Dia

Além dos 13 municípios da Baixada, a cidade de Mangaratiba fará sua estreia na competição. Cerca de 3 mil jovens vão lutar pelo ouro em oito modalidades: futebol, basquete, futsal, atletismo, handebol, natação, vôlei e xadrez, nas categorias sub-14 e sub-17.

Na última edição, o primeiro lugar no quadro geral de medalhas ficou com Nova Iguaçu, cujos atletas interromperam uma série de oito títulos seguidos de Duque de Caxias, a maior campeã dos Jogos da Baixada.

Nova Iguaçu conquistou o título no ano passado%2C quebrando série histórica de oito vitórias seguidas de Caxias. O terceiro lugar ficou com Queimados e Belford RoxoAlexandre Brum / Agência O Dia

André Luís Penudo, um dos coordenadores da delegação de Nova Iguaçu, aposta na renovação de atletas para manter a cidade no lugar mais alto do pódio. “Estamos fazendo seletivas em todas as escolas em busca dos melhores”, diz Penudo.

Por outro lado, Duque de Caxias reformulou sua equipe técnica para voltar ao primeiro lugar na classificação geral. “Colocamos mais dirigentes para dividir tarefas. Assim, teremos mais foco para trabalhar”, informa Renato Rodrigues, um dos coordenadores da delegação.

Handebol é um dos destaquesAlexandre Brum / Agência O Dia

Também brigam pelo pódio as delegações de São João de Meriti, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo e Queimados, a única cidade que participou de todas as modalidades em todas as edições do evento. “Vamos manter a tradição e competir em tudo”, diz Marcelo Canadas, um dos coordenadores do time de Queimados.

Guapimirim, Itaguaí, Paracambi, Japeri e Seropédica têm chances de título no futebol de campo e no futsal. Já o forte da delegação de Magé são os times de handebol, masculino e feminino.

Destaques

A região é um celeiro de atletas, que encontram nos Jogos da Baixada a visibilidade necessária para para se profissionalizar no esporte. Foi assim para três jogadores de futebol que hoje são destaque. Cidinho, de Mesquita, está num clube da França.

No Botafogo, por onde passou, conviveu com Vinicius Tanque, de Queimados. Já William Barbio, do Santa Cruz, disputou três vezes por Belford Roxo. Todos começaram nos Jogos da Baixada, assim como João Pedro Francisco da Silva, da Seleção Brasileira de Handebol.

Árbitro padrão Fifa apita final

Foi na Liga de Desportos de Nova Iguaçu, em 1995, que teve início a carreira de Marcelo de Lima Henrique, o árbitro que na tarde de hoje apita Palmeiras e Atlético Mineiro pelo Campeonato Brasileiro. Membro da CBF e ex-integrante dos quadros da Fifa, ele será o árbitro da final do futebol de campo nos Jogos da Baixada. A partida será no dia 25, na Vila Olímpica de Duque de Caxias.

Marcelo de Lima HenriqueAndré Mourão / Agência O Dia

“Quero dar de volta à Baixada Fluminense toda a experiência que acumulei no esporte, pois foi lá que tudo começou para mim”, diz Marcelo de Lima Henrique, que já apitou outras finais do evento nos anos de 2009, 2010 e 2011: “Eu tenho um compromisso com a região, que sempre foi um celeiro de craques”.

Jogos por vir

- Sábado, dia 10

Primeira fase do futsal masculino e handebol masculino e feminino: disputas na categoria sub-17.

- Sábado, dia 24

Finais do handebol feminino sub-17, futebol masculino sub-17 e atletismo masculino e feminino sub-14.

- Domingo, dia 25

Handebol masculino e feminino sub-14, futebol masculino sub-17 (finais), atletismo masculino e feminino sub-17, e semifinais e final do futsal e handebol: categoria sub-17.

- Sábado, dia 1

Vôlei feminino sub-14 e finais do futsal sub-17.

- Domingo, dia 2

Vôlei masculino sub-14 e finais do handebol masculino sub-17

Últimas de Rio De Janeiro