Por thiago.antunes

Rio - Pré-candidato ao governo do estado, Eduardo Paes (PMDB) teve um encontro reservado com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anteontem, no hotel Gran Meliá, em São Conrado. Na reunião, que ocorreu no início da noite, o peemedebista pediu o apoio do clã Maia em 2018.

Vale lembrar que a aliança representaria uma reconciliação entre os desafetos e ex-prefeitos Paes e Cesar Maia (DEM), pai de Rodrigo. Em 2014, Paes chamou de “bacanal eleitoral” o acordo de seu partido com o DEM. Padrinho político do peemedebista, Cesar rebateu: “É natural, ele saiu do meu útero”.

Bombeiro

Rodrigo mantém boa relação com Paes e agora tenta aparar as arestas entre o peemedebista e seu pai.

Conjectura

Paes quer costurar um acordo com o DEM. Propõe concorrer ao Palácio Guanabara com o apoio do clã Maia e apoiar Cesar a uma vaga no Senado. Rodrigo seria peça-chave nesse tabuleiro: usaria a influência de quem tem capitalizado o apoio do governo federal ao Rio. Rodrigo tem conversado diariamente por WhatsApp com prefeitos do interior do estado, essenciais na corrida eleitoral de 2018.

Via eleição indireta

E a influência pode aumentar ainda mais caso Rodrigo assuma a presidência da República numa eventual queda de Temer.

Acordo difícil

Resta saber se Cesar, que tem articulado candidatura ao governo do estado, aceitará retirá-la e optar pelo Senado. Quem conhece Cesar diz que Paes terá muito trabalho pela frente.

IPTU: Crivella sobe tom

Em reunião ontem com 32 vereadores sobre o projeto de lei que pretende aumentar o IPTU, Marcelo Crivella (PRB) demonstrou irritação. Chegou a interromper Carlo Caiado (DEM), que pedia mais tempo para discutir o projeto com a população.

Alegando “dificuldades de fechar o caixa no fim do ano” e “justiça fiscal”, o prefeito disse que pretende aprovar o texto até 5 de julho, adentrando o período de recesso parlamentar. É que a Câmara ainda precisa cumprir cota de sessões de análise da LDO. O projeto deve ser enviado à Casa hoje ou amanhã.

Batismo

Crivella dará o nome de ‘Corujão Carioca’ ao programa que importará de São Paulo, o ‘Corujão da Saúde’, implementado por Doria.

Perícias médicas

Será inaugurado hoje o primeiro Polo Regional de Perícias Médicas do Norte Fluminense, que atenderá servidores da Secretaria Estadual de Educação (hoje são 84 mil). Uma parceria com a Secretaria de Saúde.

Você pode gostar