Mais Lidas

Projeto Transformação: receitas internacionais em Angra

Serão três dias de programação até domingo, com aulas, apresentação de receitas, degustação de pratos e shows

Por thiago.antunes

Rio - O Gastronomia do Mar chega hoje a Angra dos Reis com status de ‘festival internacional’. Além dos cozinheiros do Brasil, o evento também vai contar com a participação de chefs de outros países. Serão três dias de programação até domingo, com aulas, apresentação de receitas, degustação de pratos e shows. A entrada é franca.

O Banco Rio de Alimentos, do Sesc-RJ, vai apresentar aulas-show sobre o aproveitamento dos alimentos. Fundado há 16 anos, o programa distribui toneladas de alimentos todos os meses para 300 instituições em 33 municípios do estado do Rio, beneficiando mais de 50 mil pessoas.

O chef Júlio Sérgio Lima%2C do Senac-RJ%2C será uma das atrações%2C apresentanto pratos especiais ao públicoDivulgação

São produtos que perderam o valor comercial, mas ainda estão próprios para o consumo e que iriam para o lixo se não fossem doados, separados e distribuídos a organizações cadastradas. Destaque para receitas, como o brownie de feijão, o pudim de casca de goiaba e o requeijão feito com talo de couve flor.

Entre os chefs convidados, estão os portugueses Fernando Jorge Afonso dos Santos e Hugo Landeiro, sócios em um dos mais renomados restaurantes de Lisboa e ex-alunos na Escola Superior de Hotelaria do Estoril. Fernando Jorge também se especializou no Centro Alimentar da Pontinha e na Escola Callebaut, na Bélgica. Hugo Landeiro já integrou as equipes do Sheraton, BBC, Torre Vasco da Gama e Sacramento do Chiado.

Outra atração é o chef peruano Fabricio Pareja, fundador da cadeia de restaurantes Merkado 31, em Miami, que oferece um novo conceito a criações requintadas da cozinha peruana, conhecida internacionalmente por sua variedade e qualidade, enriquecida com cozinha de fusão de diferentes cantos do mundo.

Programação

Hoje, às 17h, será a cerimônia de abertura. Também terá apresentação do peruano Carlos Fabricio Pareja. Amanhã, às 17h, terá abertura de stands de restaurantes. Depois, aulas-show com os portugueses Hugo Landeiro e Fernando Santos. À noite, show com Jorge Vercilo. No domingo, a programação será das 9h às 15h. O chef Júlio Sérgio Lima, do Senac-RJ, vai ministrar aulas-show em todos os dias.

O chef Júlio Sérgio Lima, do Senac-RJ, vai representar o Brasil, com aulas-show em todos os dias do evento. O festival visa, ainda, estimular o turismo, a produção e o consumo pescado. A ação é resultado da parceria entre a Fecomércio-RJ, Sesc-RJ, Senac-RJ e o Sindicato do Comércio Varejista de Angra dos Reis (Sicomércio).

“Nossa ideia é reunir não só turistas locais, mas também de São Paulo e Minas Gerais, que gostam de boa comida, principalmente do pescado, especialidade da região”, explica Essiomar Gomes, presidente licenciado do Sicomércio local.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia