Projeto Transformação: receitas internacionais em Angra

Serão três dias de programação até domingo, com aulas, apresentação de receitas, degustação de pratos e shows

Por O Dia

Rio - O Gastronomia do Mar chega hoje a Angra dos Reis com status de ‘festival internacional’. Além dos cozinheiros do Brasil, o evento também vai contar com a participação de chefs de outros países. Serão três dias de programação até domingo, com aulas, apresentação de receitas, degustação de pratos e shows. A entrada é franca.

O Banco Rio de Alimentos, do Sesc-RJ, vai apresentar aulas-show sobre o aproveitamento dos alimentos. Fundado há 16 anos, o programa distribui toneladas de alimentos todos os meses para 300 instituições em 33 municípios do estado do Rio, beneficiando mais de 50 mil pessoas.

O chef Júlio Sérgio Lima%2C do Senac-RJ%2C será uma das atrações%2C apresentanto pratos especiais ao públicoDivulgação

São produtos que perderam o valor comercial, mas ainda estão próprios para o consumo e que iriam para o lixo se não fossem doados, separados e distribuídos a organizações cadastradas. Destaque para receitas, como o brownie de feijão, o pudim de casca de goiaba e o requeijão feito com talo de couve flor.

Entre os chefs convidados, estão os portugueses Fernando Jorge Afonso dos Santos e Hugo Landeiro, sócios em um dos mais renomados restaurantes de Lisboa e ex-alunos na Escola Superior de Hotelaria do Estoril. Fernando Jorge também se especializou no Centro Alimentar da Pontinha e na Escola Callebaut, na Bélgica. Hugo Landeiro já integrou as equipes do Sheraton, BBC, Torre Vasco da Gama e Sacramento do Chiado.

Outra atração é o chef peruano Fabricio Pareja, fundador da cadeia de restaurantes Merkado 31, em Miami, que oferece um novo conceito a criações requintadas da cozinha peruana, conhecida internacionalmente por sua variedade e qualidade, enriquecida com cozinha de fusão de diferentes cantos do mundo.

Programação

Hoje, às 17h, será a cerimônia de abertura. Também terá apresentação do peruano Carlos Fabricio Pareja. Amanhã, às 17h, terá abertura de stands de restaurantes. Depois, aulas-show com os portugueses Hugo Landeiro e Fernando Santos. À noite, show com Jorge Vercilo. No domingo, a programação será das 9h às 15h. O chef Júlio Sérgio Lima, do Senac-RJ, vai ministrar aulas-show em todos os dias.

O chef Júlio Sérgio Lima, do Senac-RJ, vai representar o Brasil, com aulas-show em todos os dias do evento. O festival visa, ainda, estimular o turismo, a produção e o consumo pescado. A ação é resultado da parceria entre a Fecomércio-RJ, Sesc-RJ, Senac-RJ e o Sindicato do Comércio Varejista de Angra dos Reis (Sicomércio).

“Nossa ideia é reunir não só turistas locais, mas também de São Paulo e Minas Gerais, que gostam de boa comida, principalmente do pescado, especialidade da região”, explica Essiomar Gomes, presidente licenciado do Sicomércio local.

Últimas de Rio De Janeiro