Jogos da Baixada viram notícia até fora do Brasil

Evento vai ao ar em emissora do Comitê Olímpico Internacional

Por O Dia

Rio - Os Jogos da Baixada 2017 ganham o mundo. Organizada pelo DIA, a competição virou notícia no Olympic Channel, o canal operado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Na 20ª edição, o torneio é um dos principais eventos socioesportivos do Estado do Rio, reunindo cerca de 3 mil jovens, entre 14 e 17 anos, de ambos os sexos.

Beatriz Porto%2C campeã de salto em altura%2C já participou dos jogosCléber Mendes / Agência O DIa

Pela primeira vez na história, os jogos estão sendo realizados também no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, mesmo complexo que recebeu diversas provas da Rio 2016.  No total, os Jogos da Baixada reúnem todos os 13 municípios da região — Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, São João de Meriti e Seropédica.

Além deles, a cidade de Mangaratiba, na Costa Verde, também participa da competição, que vai terminar no dia 16 de julho. Ao longo dos dias de provas, todos os cerca de três mil atletas que participam dos Jogos da Baixada têm apenas um objetivo. Conquistar a medalha de ouro em uma das oito modalidades esportivas — futebol, basquete, futsal, atletismo, handebol, natação, vôlei e xadrez, nas categorias sub-14 e sub-17.

Na última edição, o primeiro lugar no quadro geral de medalhas ficou com a cidade de Nova Iguaçu. Os atletas do município conseguiram a proeza de interromper uma série de oito títulos seguidos de Duque de Caxias, que, por sinal, é o maior campeão dos Jogos da Baixada. Além das duas cidades, brigam pelo pódio as delegações de São João de Meriti, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo e Queimados.

Últimas de Rio De Janeiro