Por gabriela.mattos
'Thomé Bicheiro' estava internado no Copa D'OrDivulgação

Rio - Tido como o maior contraventor do Interior do estado, Irisval Thomé, mais conhecido como Thomé Bicheiro, de Volta Redonda, no Sul Fluminense, morreu de falência múltipla dos órgãos, no início desta quinta-feira, no Hospital Copa D'Or, em Copacabana, aos 93 anos de idade. Thomé era casado com Alexandrina Santos, de 60 anos, e não tinha filhos.

Thomé, que raramente aparecia em público, foi o responsável por introduzir o jogo do bicho na região, ainda na época da fundação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), na década de 1940. Com fama de bicheiro pacífico, festeiro, não há notícia de problemas com a polícia e a com a justiça ao longo de sua trajetória. De acordo com testemunhas, na década passada, representantes da alta sociedade costumavam frequentar festas em seu condomínio luxuoso, no bairro Aterrado, em Volta Redonda.

Parentes do contraventor o apresentavam sempre como empresário, do ramo de empreendimentos imobiliários. Entre as décadas de 1990 e 2000, Thomé passou a controlar também máquinas de caça-níqueis em sua área de domínio – Volta Redonda, Piraí, Pinheiral e Barra do Piraí. Levantamento feito pela polícia há 17 anos, dava conta que, naquela época, Thomé, que já acumulava patrimônio invejável de carros e imóveis, chegou a comandar mais de três mil homens na contravenção, que lhe rendiam em torno de R$ 1 milhão por mês.

Ao longo de 70 anos, Thomé reinou praticamente sozinho à frente da contravenção do Sul do estado. Indícios de suposta guerra com outros bicheiros do Rio, só foram ventilados no final de 1999, quando, depois de um possível desentendimento com bicheiros do Rio de Janeiro por disputa de máquinas caça-níqueis e pontos do bicho, os sobrinhos de Thomé, Carlos Tadeu e Jorge Luiz Thomé de Oliveira, foram assassinados a tiros em Barra Mansa.

Com a morte de Thomé, especula-se que a contravenção local passará a ser chefiada por um outro sobrinho de Thomé, conhecido como “Edinho Gordo”, que já ajudava na manutenção de boa parte dos “negócios” do tio há um bom tempo. O enterro de Thomé este previsto para as 15h, no Cemitério Portal da Saudade, em Volta Redonda.

Você pode gostar