Padre Omar: Cuide da saúde

Temos sempre que procurar um especialista, fazer os exames e perseverar nos tratamentos até a cura

Por O Dia

Rio - Com frequência temos falado sobre o cuidado com o meio ambiente, com o próximo, com aqueles que mais precisam. Contudo, aproveito que ontem foi celebrado o Dia Nacional da Saúde para refletir sobre a importância do cuidado com a saúde integral de cada pessoa. Com a correria do dia a dia, acabamos deixando de lado hábitos importantes para uma vida saudável; porém, não podemos desprezar a vida corporal. Ao contrário, devemos honrar o corpo, criação de Deus.

Desta forma, devemos evitar todo tipo de vícios e maus hábitos. É preciso cultivar a virtude da temperança, pois ela nos ajuda a não cometer excessos.

Também não podemos ter medo de cuidar da saúde de forma preventiva. Temos sempre que procurar um especialista, fazer os exames e perseverar nos tratamentos até a cura. As doenças assustam, mas, alicerçados em Deus, encontramos sustento para enfrentá-las.

Uma sociedade é realmente acolhedora à vida quando reconhece que esta é valiosa, inclusive na doença, na velhice, na deficiência. A realização humana não exclui o sofrimento, mas ensina que a pessoa que está doente e que sofre é uma presença que nos chama à solidariedade e à responsabilidade.

Não precisamos ter medo das doenças. Devemos ser gratos a Deus pelo dom da vida e valorizá-la em todas as circunstâncias.

Padre Omar: é o Reitor do Santuário do Cristo Redentor do Corcovado. Faça perguntas ao Padre Omar pelo e-mail Padreomar@padreomar.com. Acesse também www.padreomar.com e www.facebook.com/padreomarraposo

Últimas de Rio De Janeiro